Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Pará está entre os três Estados que lideram a redução de homicídios no Brasil, segundo Monitor da Violência

Por Walena Lopes (SEGUP)
12/03/2024 14h42

O Estado do Pará, mais uma vez, apresenta índices favoráveis de redução da violência, registrando uma queda de 13,7%  na criminalidade no ano de 2023, sendo a quinta maior redução do País, de acordo com o levantamento realizado pelo Monitor da Violência, do Portal G1, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados divulgados nesta terça-feira (12) destacam ainda o Pará como um dos três Estados da federação que lideram a queda no número de homicídios entre os 21 que apresentaram redução.

Segundo a pesquisa, o Pará  foi um dos três Estados do País que apresentaram maior peso na redução do número total de homicídios registrados em 2023, ao lado da Bahia e de São Paulo. Os números representam o total de 327 mortes a menos computadas no Estado, o que representa a preservação de 1.648 vidas em 2023. Em número absolutos, em 2022 e 2023, foram registrados, respectivamente, 2.395 e 2.068 casos de homicídios. 

Ainda de acordo com o percentual de redução, o Estado foi o quinto em relação à queda nos indicadores da criminalidade ao apresentar 13,7%, ficando atrás de Sergipe (22,8%), Tocantins (19,8%), Roraima (14,5%) e Rio Grande do Norte (13,9%). 

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, as reduções constantes apresentadas pelo Pará, são frutos de um trabalho ostensivo e integrado que mantém a estabilidade dos números, ao longo de cinco anos de gestão.

“Mais uma vez o Pará é destaque, juntamente com São Paulo e Bahia, entre os Estados que mais contribuíram para a queda nacional nos índices da criminalidade. O Brasil fechou com 4% de redução em 2023, e isso graças ao trabalho muito forte que estamos fazendo no Pará. Além disso, o nosso Estado é o quinto do Brasil que reduziu, em percentuais, a criminalidade também em 2023. Ressalto ainda que esse é o sexto ano que o Monitor da Violência atesta a queda na criminalidade no nosso Estado. Sabemos que muito precisa ser feito, mais os investimentos em equipamentos, efetivos, novas tecnologias, são ações realizadas diariamente para que possamos, cada vez mais, fazer uma maior segurança por todo o Pará e assim garantir maior tranquilidade para os nossos cidadãos”, ressaltou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. 

Municípios - Os indicadores positivos também apontam reduções na criminalidade em alguns municípios do Estado, a exemplo da capital, Belém, que apresentou redução de 15% nos crimes de homicídio, no ano de 2023, quando registrou 215 casos de homicídio, enquanto que em 2022, os números computados foram de 265 casos, o que representa 50 mortes a menos na capital, no último ano.

O Estado aponta ainda queda da criminalidade em algumas das suas maiores cidades, como Marabá, Castanhal, Parauapebas, Ananindeua e Altamira.

Para um Estado com uma extensão territorial considerável como a do Pará, quando comparado com as demais regiões do País, conquistar um feito importante em relação à redução da criminalidade é uma conquista significativa, segundo destaca Ualame Machado. 

“Temos um dos Estado de maior extensão territorial do país, com alguns pontos muito específicos e características peculiares quando comparado com os demais Estados do Brasil, e isso nos coloca diante de um desafio, pois além de estarmos situados em um ponto estratégico, possuímos uma vasta malha fluvial que faz divisa com outros países, sendo muito estratégico para o tráfico internacional, por exemplo. Porém mesmo com esses pontos sensíveis estamos conseguindo coibir a criminalidade e ação de grupos criminosos no nosso território, e com isso manter a estabilidade dos números ao nosso favor”, destaca o titular da Segup.

Investimento - Nos últimos cinco anos o Estado vem investindo em ações integradas com os órgãos do Sistema de Segurança, além de aumentar o potencial investigativo, com ações integradas das agências de inteligência e grandes investimentos no âmbito da segurança pública como a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, armamentos, criação de novos concursos públicos para o aumento do efetivo, o fortalecimento das ações fluviais, aquisição de lanchas rápidas e blindadas, e ainda, com a implantação de uma Base Integrada Fluvial de Segurança no Marajó e a previsão de outras duas novas bases, uma para o município de Óbidos e a outra para a cidade de Barcarena até o final de 2024.

“Segurança pública não se faz somente com a repressão e com ações atuantes e ostensivas das forças policiais. Nosso Estado apresenta um dos maiores projetos sociais do país que são as Usinas da Paz, e por meio delas estamos conseguindo levar ações sociais, de saúde e educação para comunidades que antes sofriam com a violência e a criminalidade. Essas ações conjuntas e esse olhar mais profundo para a questão da raiz da violência, vem sendo o diferencial do nosso Estado para garantir indicadores positivos e maior segurança aos paraenses”, analisou Ulame Machado.