IGEPPS inicia monitoramento tecnológico para manter eficiência dos serviços
Para garantir a eficiência na prestação dos serviços oferecidos a aposentados e pensionistas, civis e militares, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS), por meio do setor de Tecnologia da Informação, iniciou o monitoramento dos sistemas de infraestrutura de servidores (hardware) e de serviços em todas as unidades de atendimento do órgão estadual.
O acompanhamento é feito, em tempo real, por meio de sensores conectados a monitores instalados na Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIN), na sede do IGEPPS, no bairro de Nazaré, que permitem a detecção precoce de falhas e problemas nos sistemas, possibilitando ações corretivas, que diminuem o tempo de indisponibilidade dos serviços, assim como a redução de custos. Outro aspecto importante está relacionado ao controle do desempenho de sistemas e identificação de tendências para planejamento futuro.
“O IGEPPS busca sempre atingir o melhor estágio nas operações de TI, atuando com planejamento e melhorias estratégicas contínuas. A CTIN conta com profissionais que são notificados, por meio de alertas sonoros emitidos em nosso centro tecnológico, e pelo recebimento de e-mail e SMS, para atuação imediata dentro ou fora do expediente”, afirmou o coordenador da CTIN, Keytson Portugal.
Os recursos tecnológicos de alta performance possibilitam a análise qualitativa de todo o ambiente, prevenindo perdas com a redução de paradas dos servidores. O monitoramento ainda garante as informações necessárias para tomada de decisões referentes a investimentos em recursos tecnológicos.
“É importante dar todas as condições técnicas e materiais para o pleno funcionamento do sistema tecnológico, que é a base da prestação dos serviços. Essa interligação entre a sede do IGEPPS e as unidades do órgão nos municípios polos é fundamental para a eficiência no atendimento aos beneficiários. O monitoramento do sistema é mais um passo na escala pela busca da excelência nas ações do Instituto”, declarou o presidente Giussepp Mendes.