Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUES NO ESPORTE

Alunos da Usina da Paz Icuí-Guajará são classificados para o Campeonato Brasileiro de Judô

Nesta etapa, os alunos conquistaram seis medalhas, sendo duas de outro, três de prata e uma de bronze

Por Chrystian Machado (SEAC)
11/03/2024 17h04

Atletas e Professora Alcilene MagalhãesAlunos de Judô da Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, foram classificados para o Campeonato Brasileiro Regional I, que será disputado no Estado do Piauí, em abril deste ano.

Ao todo, seis atletas da UsiPaz Icuí-Guajará foram classificados após passarem pela seletiva regional, no Circuito Paraense de Judô, disputado na manhã do último domingo, 10, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Nesta etapa, os alunos da categoria Sub-13 conquistaram quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. A categoria Sub-15 teve uma medalha de ouro e uma de prata.

Instrumento de Cidadania - As aulas de judô acontecem semanalmente, no complexo de cidadania Usina da Paz de Ananindeua (RMB). As Usinas da Paz também oferecem outras modalidades esportivas para a comunidade, como Karatê, Boxe, Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete, Badminton e Natação, inclusive para pessoas com deficiência física e intelectual. São mais de 80 serviços gratuitos para a população. A iniciativa do Governo do Pará é gerenciada pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).

A instrutora faixa preta de Judô, treinadora no espaço do Icuí-Guajará, Alcilene Magalhães, conta com orgulho o resultado obtido no Circuito Paraense. "Para nós é uma grande conquista, estamos entre os Melhores do Judô Paraense. Os alunos do projeto são crianças carentes que tiveram acesso à prática do esporte em um ano e já estão tendo avanço considerável. Para os judocas, cada conquista é um degrau que eles sobem no mundo do esporte. E ter esse reconhecimento da comunidade é grandioso para eles", explicou.

Isaac Machado copiar

Quem está orgulhosa com o resultado é Viviane da Silva, mãe do atleta Sub-13, Isaac Machado, de 11 anos de idade, medalhista de ouro na etapa regional. A mãe conta que o filho despertou interesse no esporte após conhecer a Usina da Paz. "Ele nunca havia praticado judô, não sabia nada. Mas quando começou a fazer, automaticamente despertou o amor pelo judô, hoje em dia acho que a vida dele é o judô. Sou grata pela Usina poder proporcionar isso a ele. Ele está muito feliz e confiante, agora é focar nos treinos e se preparar para o brasileiro no Piauí", disse.

Kaio Galvão copiar

Vanessa Monteiro, mãe do atleta Kaio Galvão, de 12 anos, medalhista ouro na categoria Sub-15, conta que o filho sempre gostou do esporte e que participa da Usina de Ananindeua, desde a inauguração do equipamento. "A sensação é de orgulho, é maravilhoso, sendo a segunda vez que ele é classificado vê-lo realizando os sonhos. Estamos todos muito felizes, ele é muito focado, e tá mais confiante do que ano passado, agora ele vai com garra para vencer, como ele já teve a primeira experiência já tem uma base de como vai ser", contou.

A Secretária Adjunta de Articulação da Cidadania, Alessandra Amaral, destacou a importância das Usinas da Paz como instrumento de inclusão social e promoção da cidadania. "Esses espaços oferecem não apenas atividades esportivas, mas também diversos serviços gratuitos para a população, abrangendo áreas como educação, saúde, cultura e lazer. A classificação dos alunos de judô da Usina da Paz do Icuí-Guajará no Campeonato Brasileiro é um reflexo do comprometimento e da dedicação tanto dos próprios atletas quanto dos profissionais envolvidos no projeto. Essa conquista não só traz orgulho às famílias dos jovens judocas, mas também demonstra o potencial transformador do esporte na vida das pessoas, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade social", disse.

Serviço - A UsiPaz Professor Amintas Pinheiro está localizada na Estrada do Icuí-Guajará, esquina com a Avenida Independência e oferece outras modalidades além do Judô, como o Boxe, Karatê, Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Badminton e Natação.

Usinas da Paz - Atualmente, já estão em funcionamento nove Usinas, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Além dessas, outras 28 UsiPaz estão em construção. A meta é aumentar o número de usinas para 40 até o final da atual gestão estadual.