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QUITAÇÃO DE DÉBITOS

Procon realiza mutirão 'Renegocia' até a próxima sexta-feira, 15

Com a iniciativa, o consumidor tem a oportunidade de negociar suas dívidas de forma mais acessível, com condições de pagamento e possíveis descontos durante a Semana do Consumidor

Por Giovanna Abreu (SECOM)
11/03/2024 13h53

O mutirão "Renegocia", promovido pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), iniciou nesta segunda-feira, 11, e segue até a próxima sexta-feira, 15, data em que é celebrado o Dia do Consumidor. O objetivo da ação é auxiliar os consumidores paraenses na negociação de suas dívidas de forma mais acessível, com condições de pagamentos e possíveis descontos durante a Semana do Consumidor.

Jailson BentesQuem aproveitou a ação foi o autônomo Jailson Bentes que há dias seguia angustiado, por conta de um problema relacionado à cobrança de uma conta de energia e procurou o mutirão para realizar o seu atendimento. "Estou saindo daqui com o sentimento de alívio, porque eu não sabia como resolver. Há cerca de uma semana, estou na correria tentando ajeitar isso e graças a Deus hoje vim aqui e consegui resolver. Me sinto muito satisfeito e feliz com essa iniciativa", celebra.  

Diana Mainieri, diretora em exercício do Procon ParáConforme a diretora em exercício do Procon Pará, Diana Mainieri, o intuito do mutirão é prevenir o superendividamento do consumidor e fazer com que consiga negociar sua dívida de uma forma mais benéfica. "Ao longo dessa semana, estaremos de 8h às 14h, realizando atendimentos aqui na nossa sede do Procon, junto com diferentes instituições, como Equatorial Energia, Cosanpa, Claro, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Crefisa, entre outras. São disponibilizadas 30 senhas diárias. Com essa ação, o Procon segue fortalecendo o direito do consumidor. Nosso trabalho é para educar, proteger e visar o melhor para o consumidor", pontua.  

Para participarem do evento os consumidores devem levar documentos pessoais com foto, comprovante de residência e comprovação da dívida, que podem ser extratos bancários, últimas faturas, entre outras documentações específicas sobre o motivo da procura ao serviço. Caso a pessoa não seja o titular do débito, deve apresentar procuração, CPF e comprovante de residência do titular e procurador. Clique aqui e confira mais informações sobre a documentação. 

Glauciene FirminoPara a cozinheira Glauciene Firmino, que foi atendida no primeiro dia da ação, a iniciativa estadual é muito importante para que a população consiga efetivamente resolver problemas relacionados às dívidas e regularizar a vida financeira. "Um mutirão como esse traz muitos benefícios para a gente, é bom ver que está com uma ótima procura e que o atendimento está sendo garantido com qualidade. Com tudo resolvido, estou saindo daqui mais tranquila”, conta. 

PALESTRAS – O Procon Pará também realiza, durante a Semana do Consumidor, palestras em escolas de Belém e Ananindeua com a temática "Educação Financeira". Hoje, 11, alunos da Escola Estadual Raimundo Vera Cruz recebem orientações sobre a temática. Na terça-feira, 12 e quarta-feira, 13, será a vez dos estudantes das escolas do Estado Anísio Teixeira e Waldemar Ribeiro, respectivamente, em Belém. 

SERVIÇO – O mutirão "Renegocia" é realizado na sede do Procon Pará, que fica na Rua Municipalidade, 1636, esquina com a Soares Carneiro, Umarizal, Belém, a partir desta segunda-feira, 11, até a próxima sexta-feira, 15, das 8h às 14h, com a distribuição de 30 senhas para atendimentos por dia.