Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará envia novos equipamentos para fortalecer atendimento à saúde pública no Hospital Geral de Tailândia

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
10/03/2024 12h53

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), recentemente enviou novos equipamentos médicos para o Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado na região de Integração do Tocantins. A iniciativa visa fortalecer ainda mais a capacidade de atendimento da unidade hospitalar, proporcionando melhores condições para o cuidado e tratamento dos pacientes atendidos pela unidade hospitalar.

Entre os equipamentos recebidos, destacam-se 10 incubadoras, itens essenciais para o cuidado neonatal. Duas dessas incubadoras já foram instaladas na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), setor para o acompanhamento de bebês que necessitam de cuidados especiais.

Uma incubadora de transporte foi instalada na Central de Parto Normal (CPN). O equipamento desempenhará um papel importante no transporte seguro de recém-nascidos da CPN para a UCI, garantindo sua estabilização e cuidados adequados.

A unidade hospitalar também recebeu 10 oxímetros de nova geração, dispositivos utilizados para a monitoramento dos níveis de oxigênio no sangue, sendo já implementados nos diversos setores assistenciais. Esses incluem um no Pronto Atendimento, um na Classificação de Risco, 02 na Clínica B, um na Clínica A, um no Centro Cirúrgico, e outro na CPN, dois UCI e um na Supervisão de Enfermagem, que permitirão intervenções precisas e oportunas.

Outro equipamento recebido foi uma mesa cirúrgica, que será usada no Centro Cirúrgico. O equipamento ajudará significativamente nas atividades realizadas no referido setor, especialmente, considerando a média mensal de aproximadamente 300 cirurgias realizadas no HGT. 

O paciente Rubinei da Silva, de 32 anos, está internado no Hospital Geral de Tailândia (HGT) há 16 dias, com fratura diafisária (são lesões graves, decorrentes de forças violentas) da tíbia esquerda. Rubinei expressou sua satisfação em relação aos novos equipamentos recebidos, destacando sua importância para os pacientes atendidos.

"Há algum tempo, meu filho passou pelo mesmo problema que estou passando agora na perna. Na época, precisamos viajar para outra cidade para que ele pudesse passar por cirurgia. Hoje, estou com a mesma fratura, mas estou recebendo cuidados aqui no HGT, graças aos avanços do hospital. Com esses novos equipamentos, o que já era bom, tende a melhorar ainda mais. Parabéns pelos novos equipamentos. O HGT é com certeza um dos melhores hospitais desta região, e é muito bom ver que está melhorando ainda mais", concluiu o usuário, residente no distrito do Palmares, localizado a 60 km da cidade de Tailândia.

Além disso, uma nova autoclave foi montada e instalada na Central de Material e Esterilização (CME), utilizada na esterilização de instrumentos médicos, garantindo a segurança e a qualidade dos procedimentos realizados.

"O recebimento desses equipamentos representa um importante investimento na infraestrutura e capacidade de atendimento do HGT. Esses recursos contribuirão significativamente para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população que integra nossa região, possibilitando um cuidado mais eficaz e seguro para nossos pacientes atendidos. Agradecemos ao Governo do Estado e  Sespa, pelo suporte fornecido ", finalizou Cristian Tassi, diretor executivo do HGT.

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.