Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Emater promove ações especiais no estado em homenagem ao Dia da mulher

Por Governo do Pará (SECOM)
09/03/2024 18h48

Ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher foram promovidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) por meio dos escritórios nos 144 municípios, nas 12 regiões de integração paraense, nesta sexta-feira, 8 de março, envolvendo servidoras e mulheres atendidas pelo órgão.

Rede de Mulheres do Marajó

No Arquipélago da Ilha do Marajó, o Regional lançou a Rede de Mulheres de Marajó, um espaço virtual que vai congregar esforços do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para Mulheres. O objetivo da iniciativa é a inclusão produtiva de 150 Mulheres via Fomento; o diagnóstico dos grupos, associações e cooperativas que atendem ao público feminino; a articulação para organização social de mulheres; difusão de informações sobre editais e chamamentos públicos e a rede de apoio para produção.

“A Rede é articulada por nós do Regional do Marajó em cima de nossas ações programadas no Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater). O regional faz hoje 6.500 atendimentos, 650 atendimentos por Escritório Local (Esloc), 30% do atendimento é destinado para mulheres”, explicou o supervisor do Regional do Marajó, Alcir Borges.

Políticas Públicas

Nas ações, mulheres produtoras rurais foram beneficiadas com a entrega do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e poderão acessar às políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Em Ipixuna do Pará, Garrafão do Norte, Capitão Poço, Mãe do Rio, Aurora do Pará, São Miguel do Guamá, Domingos do Capim, Nova Esperança do Piriá e Ulianópolis, cidades sob jurisdição do Regional de São Miguel do Guamá, as agricultoras receberam o documento.

Os Escritórios Locais dos municípios de Palestina do Pará, Parauapebas, Brejo Grande do Araguaia, do Regional de Marabá, entregaram CAF’S às mulheres rurais. No Regional Tapajós também houve entrega do registro, nas cidades de Trairão e Novo Progresso.

O Regional das Ilhas fez a entrega de CAF e de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para mulheres agricultoras de Belém e da Ilha de Cotijuba durante a "Ação Cidadania para as Mulheres", em frente ao estádio do Mangueirão, com a participação do governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan e o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.

“A Emater quer cada vez mais expandir o atendimento às mulheres rurais possibilitando melhor qualidade de vida, e acima de tudo fortalecer a eficácia das políticas públicas voltadas ao atendimento especializado às mulheres rurais por meio da ATER Mulher que está sendo implantada pela instituição”, destacou o gestor.

A agricultora extrativista, da Associação de Produtores da Terra Firme, Francinete Oliveira, 44, comercializa a produção de açaí e pupunha na Central de Abastecimento do Pará (Ceasa). Na "Ação Cidadania para as Mulheres", no Mangueirão, a trabalhadora rural recebeu o CAF e recentemente, também o CAR, por meio da Emater. “Foi muito importante receber estes documentos, uma grande conquista. Com o apoio da Emater consegui CAR e agora o CAF, isso significa segurança em relação a minha propriedade e futuramente acesso às políticas públicas. Estou muito agradecida”, disse.

No Escritório Central, em Marituba, as servidoras foram homenageadas com uma programação que incluiu dinâmicas de valorização, serviços de estética, feira de produtos artesanais, karaokê e sorteio de brindes.

A artesã Raimunda Ribeiro, 64, participou do evento expondo suas criações de crochês, biojoias e costura criativa. “Sou atendida pela Emater há dois anos, e sou muito grata ao apoio que recebo. Estes momentos são muito importantes para nós artesãs, é uma vitrine para o nosso trabalho e um momento de fazer novos contatos, novos clientes”, contou.

Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater