Uremia realiza mutirões de saúde para campanha do Março Lilás
O Centro de atendimento especializado Materno e Adolescente (UREMIA) começou a realizar, neste sábado (9), ações de saúde voltadas a prevenção do colo de útero, voltadas a campanha do “Março Lilás.”
“Essas ações são de extrema importância, pois permitem que os pacientes realizem o rastreamento de diversas patologias. Além disso, o enfoque educacional é crucial. Temos a oportunidade de dialogar com nossos pacientes, orientando sobre hábitos que são fatores de prevenção”, destaca a Médica Ginecologista, Cinthya Calvante Botelho.
Hoje foram ofertadas consultas em ginecologia, mastologia e pediatria além da realização de exames, procedimentos e roda de conversa para tirar dúvidas e orientar os pacientes.
“A paciente tem receio de procurar o serviço quando tem um preventivo alterado. O preventivo não é um diagnóstico de certeza, ele apenas sinaliza alguma atipia no colo que precisa ser esclarecida,” explica a ginecologista da Uremia, Elizabeth Mendes. ”Não deixem de ter atenção, pois o câncer não nasce de uma hora para outra. Ele avisa com pelo menos cinco anos de antecedência. Se a paciente realiza preventivo anualmente, detectamos precocemente, evitando o desenvolvimento futuro do câncer.” Finalizou Elizabeth.
Os mutirões de fim de semana não apenas visam o rastreamento de condições de saúde, mas também incorporam um aspecto educacional. Reconhecendo que a mudança de hábitos é parte integral da prevenção, a Uremia enfatiza a importância de informações e orientações para garantir que os cuidados necessários sejam implementados.
Nívea Vieira, paciente da Uremia, compartilha sua perspectiva sobre se prevenir. “A importância é que a gente possa detectar o quanto antes qualquer tipo de problema. A gente sabe que quanto mais rápido, mais qualidade de vida a gente tem, a gente tem mais chances de conseguir um tratamento, uma boa recuperação. E o que a gente quer é prolongar mais o nosso tempo de vida.” sisse.
Essa iniciativa não apenas representa uma abordagem proativa para a saúde feminina, mas também destaca o compromisso da Uremia em oferecer não apenas tratamento, mas também educação como parte integrante do processo de cuidado.
Serviço - Os mutirões acontecerão sempre aos sábados, das 8h às 15h. A Uremia fica localizada na Avenida Alcindo Cacela, número 1421, em Belém.
Texto: Bianca Botelho/ Ascom Sespa