Companhia realiza sessão de cinema e roda de conversa em homenagem ao Dia da Mulher
A programação contou com a apresentação de três filmes
"Foi muito bom ser recebida em nosso ambiente de trabalho com um tema tão necessário, que discute sobre o nosso papel na sociedade e a importância de nos posicionarmos enquanto mulher, os curtas-metragens mostram exatamente o que muitas de nós passamos, que é o excesso de trabalho, a nossa dupla jornada, a busca do nosso reconhecimento profissional, além dos padrões estéticos que são impostos à gente, entre outros pontos que ainda sofremos e que precisam ser discutidos para que tenhamos os mesmos direitos, independente de sexo", relatou a secretária da diretoria da Codec, Glenda Moraes, em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (Codec), na sede da empresa, em Belém.
No evento de hoje, 8, as colaboradoras receberam uma sessão de cinema e rodada de conversa, com apresentação de três curta-metragens cujo os temas falam sobre a trajetória da mulher e os problemas sociais e de gênero enfrentados.
Com mais de 50% dos colaboradores da Companhia sendo do sexo feminino, o presidente em exercicio, Edimar Gonçalves, reforçou o trabalho desempenhado pelas mulheres e a importância de todas para Codec. "Aqui as mulheres são maioria, são as principais precursoras do empenho e do desenvolvimento do nosso trabalho. A palavra que mais cabe é o agradecimento a todo empenho, dedicação e profissionalismo, desempenhado por elas. A Codec parabeniza a mão de obra feminina que é de extrema importância. Infelizmente, a mulher ainda passa por muitos preconceitos e diferenciação de gênero, mas nós, enquanto Companhia, buscamos o reconhecimento do seu papel, fato que muitas delas ocupam cargos estratégicos e postos de alta repetência, e que isso evolua a todas as éras o mais breve possível, e que tenhamos a equidade de gênero", finalizou o diretor.
A programação contou com três filmes:
"Um Pequeno Passo", um curta de animação de 2018 dirigido por Andrew Chesworth e Bobby Pontillas, o qual conta a história emocionante de Luna, uma garota apaixonada pelo espaço e pela Lua. Desde a infância, ela sonha em se tornar astronauta. Luna enfrenta desafios e obstáculos, mas persevera em sua jornada para alcançar seu sonho. Com uma animação encantadora e uma mensagem inspiradora sobre dedicação e determinação.
Já o filme "Sidewalk" (2013) conta a história de uma mulher que caminha pela vida, mas a verdadeira jornada é mais profunda, já que ela confronta seu corpo em transformação e aprende a amar a si mesma.
"Hair Love" (2019) é um curta-metragem estadunidense que segue a história de um jovem pai que deve pentear a filha pela primeira vez. Teve também uma versão em livro infantil em maio do ano de lançamento. "Hair Love" venceu na categoria Melhor Curta de Animação no Oscar de 2020.
"Os vídeos apresentados me trouxeram mensagens de reflexão quanto a importância de nos mantermos fiéis aos nossos sonhos e de nos esforçarmos para conquistá-los, apesar das adversidades da vida; de nos lembrarmos que a nossa vida é feita de fases e que em cada uma delas teremos nossas características, particularidades e fragilidades; e que devemos sempre demonstrar aos outros as nossas escolhas, pois elas possuem significado e importância pra gente", descreveu Jacelís Borges, Gerente de Licitações, sobre sua visão da programação apresentada.