Seju, Santa Casa e Bombeiros se unem em campanha de doação de leite materno
Secretaria de Justiça do Pará (Seju) promoveu palestra sobre o Projeto Bombeiros da Vida, para divulgar e incentivar a adesão à iniciativa no serviço público
A Secretaria de Justiça do Pará (Seju) promoveu nesta sexta (8) palestra sobre o Projeto Bombeiros da Vida, formado em parceria entre a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e o Corpo de Bombeiros (CBM-PA). O evento faz parte da programação da Seju para o Dia Internacional da Mulher.
O Projeto Bombeiros da Vida tem como objetivos principais o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e a doação do excedente de leite humano produzido. Algumas das atividades realizadas são o cadastramento de doadoras; a divulgação da ação mediante palestras educativas de aleitamento materno e a visita domiciliar para fazer a coleta externa.
A ouvidora de justiça da Seju, Cimara Vidal, lembrou como o projeto é importante para mulheres em um momento tão delicado. “Minha filha nasceu prematura e em condições muito frágeis, então precisou ficar sob cuidado intensivo. A doação de leite de outras mães foi fundamental para superar aquela situação”, afirma.
Cimara ressalta ainda que a iniciativa estimula a solidariedade não apenas na doação do alimento ou somente entre as mães, já que o projeto também incentiva a doar fraldas, roupas infantis, cestas básicas, além de ter contato direto com mulheres em situação de vulnerabilidade, dialogando com a atuação da Seju na questão da assistência social.
Parceira - Na ocasião, foram apresentadas as caixas coletoras que serão fixadas nos ambientes da secretaria para recolher frascos para doação de leite materno. Também foi entregue um certificado de parceria do projeto para a Seju, representada pelo secretário adjunto, Raimundo Feliz.
“Ter um ponto de coleta aqui é muito importante porque às vezes temos dificuldade de fazer nossa rota com as doadoras porque faltam recipientes adequados para coletar o leite. Além disso, um local permanente para as pessoas entregarem os frascos ajuda muito nos períodos do ano em que as doações costumam diminuir”, explica Michele Santos, terceiro sargento do Corpo de Bombeiros e uma das palestrantes no evento.
A coordenadora do Banco de Leite Humano da Santa, Cynara Souza, enfatiza a importância da iniciativa. “Quando você doa um frasco, ajuda a mulher e também uma criança que está em uma unidade de internação. Nesse frasco vai estar um alimento que salva vidas e traz inúmeros benefícios para todas as fases da vida dessa pessoa. Então nós só temos a agradecer, além de um gesto humanizado, é uma parceria que vai ser estendida por muito tempo”.
Doação de leite - toda mulher que amamenta seu bebê pode doar leite materno para o Banco de Leite da Santa Casa. Ela precisa estar bem de saúde e ter excedente de leite. O formulário para o cadastro para ser doadora está disponível no link. O cadastro também pode ser realizado pelos telefones: 988996326 (WhatsApp), 3251-7311 ( Banco de Leite) ou 3251-7212 ( Bombeiros da Vida).