Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MORADIA DIGNA

Mulher chefe de família tem prioridade no programa habitacional 'Sua Casa'

Mais de 75% dos cheques entregues pelo governo do Pará, nos últimos dois anos, foram assegurados para as mulheres 

Por Kátia Aguiar (COHAB)
08/03/2024 11h36

“Ter esta casa representa tudo na minha vida, porque é um sonho de toda uma vida, nunca tive uma casa. Para mim essa construção  é um novo recomeço de vida”, disse a empregada doméstica Maria Madalena da Silva, que no último dia 7 recebeu a visita da equipe de fiscalização da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) para dar andamento ao processo que vai garantir a segunda etapa do benefício “Sua Casa” para finalização da obra da casa própria.

Maria Madalena faz parte do universo  de mais de 45.700  mulheres chefes de família, que nos últimos dois anos foram contempladas com o beneficio habitacional do governo do Estado “Sua Casa” correspondendo a 75,7 dos cheques emitidos no período de janeiro de 2022 até 2024.

Segundo o diretor-presidente da Cohab, gestora do “Sua Casa”, a família cujo responsável pela subsistência seja mulher tem prioridade na hora de receber o benefício habitacional. E estes números refletem a sensibilidade do governo do Pará com a questão do gênero feminino contemporâneo, “pois hoje a mulher desempenha além do papel de mãe, a função de provedora do lar, nada mais justo que tenha prioridade na hora de receber o benefício.”, destacou o titular da Cohab.    
 
Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o programa de “Sua Casa” foi criado pelo governador do estado do Pará, Helder Barbalho, por meio de decreto  8.967 de 30 de Dezembro de 2019.

O objetivo do programa é proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Pará. Para o titular da Companhia de Habitação do Pará (Cohab),gestora do “Sua Casa”, Luís André Guedes, os números refletem a sensibilidade do Governo do Pará com a questão do gênero feminino contemporâneo, “pois hoje a mulher desempenha além do papel de mãe, a função de provedora do lar, nada mais justo que tenha prioridade na hora de receber o benefício.”, destacou o titular da Cohab.    
 
Veja os critérios do Programa Sua Casa:
 
I - Renda familiar de até três salários mínimos;
II - Não possuir outro imóvel;
III - Ser maior de dezoito anos ou emancipado;
IV - Ter família constituída com no mínimo dois integrantes;
V - Não ter sido beneficiado em outro programa habitacional no âmbito Municipal, Estadual e Federal; e
VI - Comprovar que detém a propriedade ou posse mansa e pacífica do imóvel há mais de cinco anos.