Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÁREA DE LAZER

Em Belém, Governo do Pará entrega praça do Arame completamente reconstruída

O espaço agora possui quiosque, área de lazer para crianças e academia ao ar livre para atender a população do bairro

Por Governo do Pará (SECOM)
07/03/2024 20h55

O governo do Estado entregou a reconstrução da Praça do Arame, no bairro da Pedreira, em Belém, que agora representa uma garantia de acesso a um espaço de lazer e exercícios ao ar livre com mais qualidade para os moradores de Belém.

A reconstrução de espaços urbanos, que promovem a interação social e a prática de atividades físicas, são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população. Como explicou o governador do estado, Helder Barbalho. 

“É o momento de trazer para essa comunidade áreas de lazer, infraestrutura asfáltica, melhorando o bairro, fazendo com que essa comunidade possa ter um novo ponto de encontro para as famílias, para que cada um que aqui mora possa viver com a autoestima elevada, podendo ter um novo ambiente e um melhoramento da nossa capital. Continuar trabalhando por Belém, fazendo com que esse estado possa crescer cada vez mais e se desenvolver”, disse o governador do Estado, Helder Barbalho. 

O chefe do executivo estadual  disse que será construída uma Usina da Paz no bairro. “Vamos trazer! Já estamos olhando o terreno para que possamos ter a Usina da Paz da Pedreira, levando para outros bairros de Belém essa experiência fantástica de transformação de cidadania para a população”, finalizou o governador.

Já vice-governadora, Hana Ghassan, falou dos benefícios com a reconstrução da praça. “Tá linda, gente! Vocês estão felizes e nós estamos muito felizes também, porque é uma obra que, com certeza, vai melhorar a vida de toda a comunidade. Além da valorização dos imóveis, vai melhorar o convívio da comunidade. Vai ter uma área de lazer, um espaço para nossas crianças gastarem a energia”, enfatizou a vice-governadora do Estado.

No novo aparelho público foram construídos 7 quiosques --onde sserão comercializadas comidas regionais para atender os frequentadores e praticantes de esportes, e cada um dos espaços recebeu um mural de grafitagem que conta as lendas, danças e histórias da cultura paranaense. 

Dona Sandra Bittencourt, 56 anos, aprovou o espaço e já aproveita para passear com o neto, contou como era o espaço antes e agradeceu pelo novo espaço. 

“A área estava bem devastada, muito feia. Tinha uma arena, a arena estava toda quebrada. Quando chovia, a rua ficava muito cheia de água. Fizemos várias reivindicações e graças a Deus que veio. Agora está no padrão. Isso que foi o diferencial, com a pavimentação veio a parte hidráulica. Que veio a parte de arborização, com arborização veio os quiosques. Então, acho que beneficiou a todos”, disse a moradora.

Também foi construída uma área de lazer para crianças e academia ao ar livre, serviços de plantio de grama, novos meio-fio, bancos para acomodação dos visitantes e Instalações elétricas, com postes com iluminação em LED e a modernização de toda a infraestrutura elétrica da praça, para garantir mais segurança para os frequentadores.

A passagem do Arame e a Visconde receberam serviço de drenagem profunda, pavimentação asfáltica e sinalização viária. 

Segurança - A moradora Carla de Aquino lembrou de como era e falou como que a pavimentação vai trazer mais segurança. “Eu sou da época que não tinha nem praça, nem rua, era só piçarreira, não tinha pavimentação. Agora, vai melhorar a segurança, antes era mais ruim, agora com a pavimentação tudo direitinho acho que vai melhorar 100%”, comemorou ela. 

Carla mandou uma mensagem para o governador Helder Barbalho para agradecer os investimentos que estão sendo feitos no estado. “Eu sou muito grata pelo que ele está fazendo pelo nosso Pará todo. Está fazendo muita coisa bonita aqui para nós, que a gente merece”, agradeceu a moradora.

As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e possui investimento de mais de R$ 1 milhão, oriundo de emenda parlamentar.

Texto: Lucas Rocha (Ascom/Seop)