Pacientes internadas no Hospital da Transamazônica recebem dia de beleza
Atividade melhorou autoestima de usuárias e a acompanhante; iniciativa integra ações pelo Dia Internacional da Mulher
Nesta quinta-feira (7), o Hospital Regional Público da Transamazônica realizou o projeto “Mulheres em foco”, idealizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que busca levar autoestima e bem-estar às mulheres hospitalizadas nas clínicas médica e cirúrgica e também para as mães de crianças internadas na Clínica Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários(UCI). Durante a ação houve a participação de mais de 15 voluntários que ofertaram os serviços de salão de beleza com corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagens relaxantes e ainda dicas de cuidado com a pele e maquiagem. A ação integra as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.
Vilma Costa, acompanha a mãe internada na clínica cirúrgica e participou do momento de beleza. Com a autoestima elevada, ela aprovou a ação promovida pelo HRPT: “Eu já estava meio triste por estar aqui há 20 dias, mas agora eu estou feliz. Minha mãe acabou de ter alta e já vamos para casa com meu cabelo belíssimo”, comentou radiante.
Eurídice Alves, internada há 5 dias, elogiou todo o trabalho feito pelos colaboradores e voluntários, mas também aproveitou para cuidar dos cabelos. “Quando a gente fica internada em um hospital, às vezes, a gente se sente triste. A cabeleireira está tratando meu cabelo agora, estou me sentindo mais alegre. Tô gostando muito de tudo aqui”, disse.
Compartilhando do mesmo pensamento, Maria do Socorro, acompanhante do marido, também aproveitou o momento para fazer uma mudança no visual: “Fiz uma maquiagem, cortei meu cabelo. Encontrei uma cabeleireira muito boa. Tô muito feliz com o serviço dela.” declarou a mulher.
De acordo com o diretor-geral, Carlos Vinicíus Ribeiro, projetos voltados para o bem-estar e humanização sempre estão na pauta de atividades da gestão do Hospital Regional da Transamazônica. “Hoje, o Regional da Transamazônica busca melhorar a autoestima das mulheres através dessa ação. Esta é uma data importante para elas. Como o nosso principal objetivo é fazer com que todos os nossos pacientes se sintam bem acolhidos e saiam daqui curados, esse momento é um diferencial, pois a autoestima tem um importante papel na saúde mental das pessoas”.
O Hospital da Transamazônica é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará. Atualmente atende nove municípios da região e realiza cirurgias de alta e média complexidade. No total, mais de 500 mil pessoas dependem dos serviços ofertados na unidade, inclusive mulheres que enfrentam situações difíceis e muitas vezes longe da família. O objetivo do projeto é fazer com que as pacientes e usuárias se sintam homenageadas e valorizadas nesta data simbólica.
Texto: Jonas Ribeiro / Ascom HRPT