Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Comunidades tradicionais de Acará recebem atendimentos de equipes da Sespa

Secretaria de  Estado de Saúde Pública (Sespa) beneficiou as comunidades de Urucuré e Jacarequara com diversos serviços de Saúde 

Por Mozart Lira (SESPA)
07/03/2024 11h18

A Secretaria de  Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio das equipes da Coordenação de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt) e da Coordenação de Saúde Por Todo o Pará, este nos dias 5 e 6 deste mês, no município de Acará, no nordeste paraense. A Sespa disponibilizou diversos atendimentos de saúde nas Comunidades Tradicionais de Urucuré e na Comunidade Quilombola do Jacarequara. A ação foi solicitada pela Associação dos Fruticultores do município de Acará (ASFA) e teve o apoio da Prefeitura Municipal do Acará. Parceiros como a Polícia Civil do Estado e a Universidade Federal do Pará (UFPA) também somaram serviços na ação de saúde e cidadania.

"Foram dois dias de intensa atividade e também de escuta, no estreitamento de contato com a população e ao mesmo tempo estimulando que eles próprios sinalizem as suas necessidades. Isso é fundamental para que se sintam parte de todo o processo, relatem suas dores e nos mostrem o que precisa ser feito em cada lugar", disse Tatiany Peralta, coordenadora da Coordenação de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt) da Sespa.

A coordenadora da Sespa, também acrescentou: "Existem questões culturais muito fortes que precisam ser respeitadas todas as vezes que entramos nesses espaços e nós prezamos que esse atendimento humanizado seja realizado dessa forma". 

Durante a atividade, foram contabilizados 1. 561 procedimentos, distribuídos entre triagem de Enfermagem, consultas médicas, regulação, farmácia, vacinação, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, palestras sobre bons hábitos bucais com distribuição de kits de higiene, emissão de passe livre para pessoas com deficiência e cadastro para cadeira de rodas, além de coleta de PCCU, com análise laboratorial, e emissão de registro civil. 

Segundo Lorena Alves, técnica da Cesipt, diversas comunidades do entorno ao local das ações foram alcançadas com a iniciativa. “A equipe médica da Sespa fez ainda atendimentos aos quilombolas mais velhos da comunidade quilombola do Jacarequara, priorizando o atendimento diferenciado e acessível”, informou.