Hospital de Clínicas recepciona 55 novos residentes em saúde
Instituição oferta residências Médicas e Multiprofissional distribuídas em Atenção à Saúde Mental, Saúde Cardiovascular e à Nefrologia
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) recebeu, na primeira semana de março, os 55 novos profissionais das Residências Médica e Multiprofissional da instituição
Os programas fazem parte do Conselho Nacional de Residências em Saúde, como política estruturante de promoção para profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção é feita através do Processo Seletivo Unificado executado pela Universidade Estadual do Pará – UEPA e/ou Processo seletivo ofertado pelo Hospital de Clínicas.
A assessora técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas, Sônia Pinto, destaca que as residências garantem, principalmente, uma formação de qualidade e de excelência que atende aos princípios e diretrizes do SUS.
“Uma formação que tem uma carga horária intensa, que é a residência de dois até cinco anos, dependendo da residência que o profissional está fazendo, tem um impacto muito grande na sociedade, na qualidade da assistência, no fortalecimento das ações de saúde. (...) O HC cumpre seu papel com excelência com 14 programas de saúde na área médica e multiprofissional”, explicou.
Bárbara de Souza, 31 anos, é residente de Medicina Intensiva e afirma que a residência pode possibilitar a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no atendimento em diferentes setores.
“Eu sempre senti que gostava de todas as áreas e não conseguia decidir uma especialidade, então eu espero que a medicina intensiva me dê oportunidade de me aprofundar no tratamento de pacientes críticos de várias patologias, de áreas diferentes”, comentou.
Enfermeira e residente em Atenção à Saúde Mental, Carla Luz, 28 anos, conta que as expectativas em relação à residência multiprofissional são as melhores possíveis.
“Estar no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna é a realização de um sonho: eu tento a residência há três anos e nesse tive a bênção de ser contemplada e aprovada. Nós temos um hospital incrível, ímpar no processo de saúde mental e psiquiatria, referência no nosso Estado do Pará. Então, eu espero as melhores experiências, as melhores expertises de estar num cenário prático, muito rico, relacionado à saúde mental e psiquiatria”, comemorou.
Especialidades - O Programa de Residência Médica oferta vagas nas especialidades em cardiologia, cirurgia geral, cardiologia pediátrica, clínica médica, hemodinâmica, medicina intensiva, nefrologia, urologia e psiquiatria, cirurgia vascular e cirurgia cardiovascular.
Já o Programa de Residência Multiprofissional capacita profissionais em enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e educação física.
Oportunidade - O HC está com inscrições abertas até o dia 08 de março para vagas remanescentes do Processo Seletivo Complementar à Residência Médica. O edital está disponível no site do Hospital de Clínicas.
As inscrições deverão ser feitas presencialmente na Gerência de Ensino e Pesquisa da FHCGV, no Hospital na travessa Alferes Costa, s/n, no bairro da Pedreira, em Belém. Mais informações pelo telefone: (91) 3110-1390.
Texto: Kelly Barros (Ascom HC)