Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto Música nos Museus apresenta Grupo Flautas Doces da Amazônia

O evento acontece na quinta-feira, 7, e a entrada é gratuita

Por Fabiana Otero (FCG)
05/03/2024 16h35

Com o objetivo de oportunizar o acesso à música clássica, o projeto Música nos Museus realiza mais uma edição na próxima quinta-feira, 7, com a apresentação do Grupo Flautas Doces da Amazônia. O evento será realizado às 19h, na Igreja de Santo Alexandre, em Belém. A iniciativa é promovida pela Fundação Carlos Gomes e o Instituto, em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memorais (SIMM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). 

Criado em 2013, o Grupo Flautas Doces da Amazônia reúne alunos de todos os níveis de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, que têm a oportunidade de colocar em prática os arranjos e composições voltados à formação instrumental. Devido ao alto nível musical, o grupo é considerado a única orquestra de flautas doces da América do Sul, que cumpre os parâmetros da comunidade internacional de flauta doce, como a American Recorder Society. A formação conta com sete diferentes tamanhos de flautas doces, proporcionando sonoridade qualificada nas apresentações.

Segundo o professor do Instituto Estadual Carlos Gomes e coordenador do grupo musical, Acácio Cardoso, na apresentação desta quinta-feira, 7, o público poderá conferir um repertório variado, que representa a linha do tempo completa, que traz obras desde o período da Renascença até o auge da música popular brasileira, que inclui as composições "Wave" de Tom Jobim e "Arre Égua", de Egídio Vieira. A apresentação também traz a obra clássica "Magnificat", de Marc-Antoine, que terá a participação dos cantores Emanuele Monteiro, Tiago Costa e Ytanaã Figueiredo, com a participação do pianista, Kaio Uziel. "Sem dúvida, o projeto Música nos Museus é fundamental para proporcionar aos alunos do grupo a experiência de palco e contato com o público, que vai além dos limites da instituição. Além disso, é uma iniciativa que também beneficia a população que pode assistir essas apresentações em espaços públicos da nossa cidade", destacou.

De acordo com o superintendente da Fundação Carlos Gomes, Gabriel Titan, a programação é fundamental para fomentar a difusão da música clássica. "Ao possibilitar o acesso gratuito ao público às apresentações dos grupos musicais da instituição, reforçamos nosso compromisso em investir na arte e cultura, especialmente na valorização de eventos culturais em espaços históricos da nossa cidade. Além disso, os alunos e professores da instituição também são beneficiados ao ganharem experiência e visibilidade a partir deste projeto", ressaltou.

Serviço: Projeto Música nos Museus – Apresentação do Grupo Flautas Doces da Amazônia

Data: 07/03
Hora: 19h
Local:  Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Brandão, S/N – Cidade Velha)
Entrada gratuita