Adepará recebe 13 lanchas do Governo do Estado para fortalecer a defesa agropecuária
Reforçando as atividades em defesa da agropecuária do Pará, além de proporcionar mais proximidade com os produtores rurais, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) recebeu do Governo do Estado 13 novas lanchas voadeiras, que serão distribuídas nas regiões do Baixo Amazonas e do Marajó. A entrega ocorreu na tarde desta segunda-feira (04), no palácio do Governo.
"A Adepará tem um papel de cuidar da vigilância sanitária, estar próximo daqueles que produzem no Pará. Particularmente, na produção de proteína animal, produção vegetal e levar em consideração as logísticas dos municípios e de atividades que estão voltadas ao nossos rios, por isso que estamos aqui hoje, entregando 13 embarcações para treze cidades das regiões do Baixo Amazonas e do Marajó para que com isso, a nossa estrutura da Agência de Defesa possa estar reforçada, e assim garantir as inspeções e as certificações dos bons produtos para o consumo e comercialização. Assim, quero parabenizar a Adepará e todos que fazem este importante órgão para que possamos cada vez mais, ter uma vigilância sanitária, uma sanidade de qualidade para produzir mais e melhor, gerando mais empregos e renda", ressaltou o Governador do Estado, Helder Barbalho.
As embarcações são de inox náutico e possuem estofados e coletes salva-vidas. Elas serão distribuídas nas regionais da Adepará localizadas nos municípios de Juruti, Oriximiná, Breves, Terra Santa, Almeirim, Porto de Moz, Portel, Afuá, Curralinho, Itaituba, Monte Alegre, Soure e Muaná, regiões do Baixo Amazonas e de Marajó, onde o acesso aos produtores é realizado mais pelo rio, e são exclusivas para as atividades no campo.
Para a aquisição das lanchas, foram investidos mais de R$ 2,4 milhões, e fazem parte do projeto de reestruturação da Agência de Defesa Agropecuária, que vem investindo para aumentar ainda mais a qualidade dos serviços para o setor agropecuário.
"O Governo do Pará segue firme com o programa de reestruturação da Agência de Defesa Agropecuária. O governador entregou mais treze lanchas voadeiras que serão destinadas aos municípios do Marajó e do Baixo Amazonas, regiões em que são utilizados como principal via de acesso o rio, e com isso, ofereceremos melhores condições de trabalho aos servidores, e um atendimento mais próximo ao produtor rural", reforçou o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.
A Agência de Defesa atua para garantir a segurança no consumo de produtos agropecuários, preservação do meio ambiente e a competitividade do agronegócio paraense. Os investimentos do governo na Agência proporcionam melhor estrutura para chegar às propriedades mais distantes, atendendo a todos os produtores rurais e garantindo uma produção livre de pragas.
"Seguindo o lema do governo do Estado em todo o Pará, a Adepará também está desta forma, dando atenção aos produtores das diversas localidades, consequentemente o serviço de Defesa se torna mais forte e isso reflete na produção agropecuária", finalizou o diretor geral.