Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc dá continuidade à formação de professores do SEI

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/02/2018 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) continua com a formação dos professores que atuarão no Ensino Médio por meio do Sistema Educacional Interativo (SEI), que chegará neste ano a 21 municípios paraenses, num total de 73 localidades distantes das zonas urbanas. Na última quarta-feira (31), os professores de Física, que atuarão no Centro de Mídias (CM), em Belém, fizeram testes de estúdio.

As aulas do SEI serão transmitidas ao vivo, via satélite, a partir do CM para as salas de aulas nas comunidades. Três professores vão apoiar os estudantes. Um deles é o ministrante, que estará no estúdio em Belém. Na sala de aula, os alunos o acompanharão por meio de um televisor. O segundo professor dará apoio na interatividade com o professor ministrante. O terceiro responderá questões em tempo real, por um canal chamado de IPTV (sigla em inglês para Internet Protocol Television), que permite áudio e vídeo independentes da Internet.

Sob orientação do produtor executivo de transmissão e de externa do SEI Dário Matos - que traz para o Estado dez anos de expertise no sistema interativo implantado no Amazonas - os professores Richard Neves e Emanuel Ferreira conheceram as ferramentas tecnológicas, que permitem aos docentes, em diferentes locais, interagirem como se estivessem no mesmo espaço físico, e ainda os recursos de computação gráfica que dinamizam as aulas.

Entre os recursos utilizados pelos dois professores durante a aula teste, que ampliarão as estratégias em salas de aula, estão: imagens em 3D com realidade ampliada (três dimensões); link interativo, que permite abrir na TV interativa qualquer página na internet para pesquisa simultânea com a aula; jogos interativos (para despertar e dinamizar, de forma lúdica, os conteúdos); auxílio de gravações internas e externas com conteúdos  específicos solicitados por professores, e ainda a projeção de imagens que retratam o momento ou o objeto que está sendo estudado, entre outros.

Emanuel Ferreira, professor do Estado há 13 anos, detalhou que os recursos permitem infinitas possibilidades de otimizar o aprendizado. "Na aula convencional, por exemplo, é grande a dificuldade para explicar aos alunos como as molécula estão alinhadas. Com os recursos visuais do SEI, eles vão ver as moléculas em tamanho ampliado e todos os seus movimentos, quantas vezes forem necessárias", detalhou. 

O SEI é um sistema de ensino bem sucedido em vários estados e tem contribuído para ampliar a cobertura da educação básica em comunidades distantes dos grandes centros urbanos. O sistema está sendo implantado com o apoio das prefeituras dos 21 municípios que aderiram ao novo modelo de aprendizagem por meio de convênio com a Seduc.

Atuarão no SEI, 246 professores, sendo 219 nas localidades e 27 no Centro de Mídias, em Belém. A tecnologia utilizada pelo Sistema Educacional Interativo permitiu que 206 mil estudantes de áreas longínquas do Amazonas concluissem o Ensino Médio no período de dez anos. O Sistema também contribuiu para reduzir em 16% a taxa de abandono escolar no estado vizinho, assim como reduziu para 4% a taxa de reprovação no Ensino Médio no mesmo período.