Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Ideflor-Bio discute próximas etapas do Plano de Manejo da APA Combu

Documento será fundamental para a gestão adequada e sustentável da Unidade de Conservação localizada na área insular de Belém

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
04/03/2024 16h25

A Comissão de Planos de Manejo (Coplam), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), promoveu uma reunião para discutir as próximas etapas do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Combu, na área insular de Belém. O documento será fundamental para a gestão adequada e sustentável da Unidade de Conservação (UC), garantindo a proteção da biodiversidade, o ordenamento territorial e o uso consciente dos recursos naturais.

O Plano discutido pelos participantes contribuirá para a gestão adequada e sustentável da Unidade de ConservaçãoO encontro contou com a presença do gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho, que conduziu as discussões e abordou pontos importantes sobre o processo de elaboração do documento. Um deles foi sobre a contratação da empresa que ficará responsável pela realização da oficina final, assim como a necessidade de obtenção de informações a respeito da territorialidade e sazonalidade da APA.

Esses estudos mais aprofundados buscam embasar as decisões e ações futuras relacionadas à conservação e ao uso sustentável do local. Além disso, as informações serão essenciais para garantir a eficácia e a adequação do documento às características e necessidades específicas da Ilha do Combu.

Andamento - Outro anúncio feito durante a reunião é de que o Guia do Participante, uma etapa fundamental na produção do documento, já se encontra em fase avançada de elaboração. Essa é uma das fases cruciais para orientar e engajar os envolvidos no processo, fornecendo as diretrizes necessárias para a construção de um documento consistente e abrangente. 

Após a conclusão do Guia do Participante, a equipe se dedicará à produção, revisão e posterior publicação do Plano de Manejo, que terá papel fundamental na preservação e gestão sustentável da APA da Ilha do Combu.

Diálogo - Ellivelton Carvalho disse que a reunião com a Coplam foi marcada por um clima de colaboração e comprometimento com a conservação ambiental, refletindo o empenho de todos os envolvidos no processo. “A discussão sobre a contratação da empresa responsável pela oficina final evidencia a preocupação em garantir a qualidade e eficácia do Plano de Manejo, que terá um impacto significativo na proteção da biodiversidade e dos recursos naturais da Ilha do Combu”, enfatizou.

O dirigente ressaltou, ainda, a importância da participação ativa de todos os membros da comissão e da comunidade local na elaboração e implementação do documento. “A transparência, o diálogo e a cooperação são fundamentais para o sucesso desse processo, que visa conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento sustentável da região”, concluiu Ellivelton Carvalho.