Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FIRST LEGO LEAGUE

No Distrito Federal, estudantes paraenses ampliam conhecimento em Torneio de Robótica

O evento prossegue até sábado, com uma programação preparatória ao Mundial de Robótica, que será realizado em abril, nos Estados Unidos

Por Governo do Pará (SECOM)
01/03/2024 19h04

A equipe “Pavulagem” participaram do Desafio de AliançaDiversão, dedicação, protagonismo estudantil e disputas acirradas marcaram, nesta sexta-feira (1º), o segundo dia do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, realizado em Brasília, no Distrito Federal. Os estudantes da equipe “Pavulagem” realizaram missões com robôs de Lego e disputaram o Desafio de Aliança, que é promover a interação entre os jovens de outra equipe. O evento iniciou na quarta-feira (28), reunindo estudantes brasileiros de vários estados até este sábado (2).

O Desafio de Aliança é uma etapa em que duas equipes constroem juntas uma estratégia para o desafio do robô. Por meio de um sorteio, a organização do Torneio uniu a equipe do Pará com a do Rio de Janeiro para o cumprimento das missões propostas pela mesa.

“A parte mais difícil durante a competição é a organização e concentração. Tanto na avaliação como na mesa, temos que ter 100% de foco, e o nervosismo acaba atrapalhando. Mas estou muito feliz por estar aqui”, disse Maria Eduarda Barbosa, integrante da equipe Pavulagem.Estudantes paraenses nos desafios do evento de Robótica

Intercâmbio - Nesse desafio, os competidores lançam os robôs das duas equipes, ao mesmo tempo, para conseguir a maior quantidade de pontos. Vence quem atinge a maior pontuação. O objetivo é promover a interação entre os jovens, a parceria na resolução de problemas e o intercâmbio de conhecimentos.

“Sem sombra de dúvida está sendo uma experiência muito grande. Estou aprendendo muito com a cultura de outros estados, e vou levar muitas lembranças felizes deste momento, dessa troca de conhecimentos”, contou Jean Serrão, outro integrante da Pavulagem.

A etapa nacional é classificatória para o Mundial de Robótica da organização sem fins lucrativos First, sediada em Houston, no estado norte-americano do Texas, em abril próximo. O Brasil tem garantidas 12 vagas na competição internacional, número recorde desde o início de sua participação.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc