Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
2018

Rede estadual apresenta ações estratégicas para o ano letivo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/02/2018 00h00

Nesta quinta-feira (1), em reunião com gestores e diretores de escolas das Unidades Seduc na Escola (USE) 3 e 6, que alcança 34 escolas com 19 mil estudantes em sete bairros de Belém, o secretário adjunto de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc), José Roberto Silva, anunciou medidas para o fortalecimento da gestão da rede estadual de ensino no ano letivo de 2018. As aulas do calendário escolar da rede estadual começarão na próxima segunda-feira (5).

Entre as medidas a serem adotadas pela Seduc está a confecção de Carteira de Identificação Escolar para uso dos estudantes, a fim de contribuir com a segurança nas escolas. “Essa é uma medida que se unirá a outras para contribuir com a segurança da comunidade escolar, contando com a parceria da PM e outros órgãos e, sobretudo, das famílias”, afirmou o secretário José Roberto Silva.

A maior aproximação das escolas com os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado será concretizada ao longo do ano a partir de reuniões periódicas entre as unidades regionais da Seduc e um seminário específico a ser realizado em breve. Outras medidas estratégicas de segurança são formatadas pela Seduc em parceria, por exemplo, com a Polícia Militar.

O secretário adjunto de Logística Escolar, Roberto Campos, destacou que como parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, da Seduc, serão adquiridas 18 mil carteiras e mais 26 mil serão entregues às escolas ao longo do ano letivo, mediante parceria com o Governo Federal.

Atendimento a educadores e alunos será intensificado

A partir deste ano, os estudantes poderão obter a declaração de matrícula acessando o site da Seduc. Até o dia 9 deste mês, o novo regimento escolar recebe sugestões de educadores e alunos por meio do site www.seduc.pa.gov.br.

Na reunião, realizada no auditório da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Dayse Ana Batista, orientou os educadores sobre aspectos funcionais.

Com relação à infraestrutura das escolas, o diretor de Recursos Técnicos e Imobiliários (DRTI), José Ângelo Miranda, informou que uma cartilha de manutenção dos equipamentos escolares é preparada pela secretaria para distribuição aos gestores escolares. Essa ação é uma das providências para gerir, de forma compartilhada, demandas da rede física.

Em 2017, 249 visitas foram feitas pela equipe técnica da DRTI às escolas. Estão em desenvolvimento 27 projetos e a meta para este ano é avançar nas licitações relacionadas às demandas de conserto de telhado, bomba d´água e transformadores de energia elétrica.

As escolas poderão contar, no ano letivo, com o assessoramento da equipe de Comunicação da Seduc (Ascom). A assessora de imprensa Isa Arnour expôs os serviços da Ascom na comunicação interna e externa relacionada ao funcionamento das escolas.

Ainda nesta quinta-feira, os dirigentes da Seduc reuniram-se também com os gestores das USE’s 4 e 5.