Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITAÇÃO

Cosanpa inicia temporada de visitas na Estação de Tratamento do Bolonha

Visitas integram agenda de projetos sociais da Companhia

Por Flávia Araújo (COSANPA)
01/03/2024 13h26

Da captação no rio Guamá até chegar às casas dos moradores de Belém e Ananindeua, a água distribuída pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) passa, diariamente, por diferentes processos de produção e qualidade. Os detalhes dessa rotina chamaram a atenção da estudante do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Michele Salgado durante uma visita acadêmica na Estação de Tratamento de Águas do Bolonha. 

"A parte prática traz uma maior vivência para que a gente possa entender como funcionam os processos que a gente estuda e, que futuramente vai trabalhar. É o momento de estarmos interagindo mais e agregando tudo isso a nossa prática profissional", conta Michele, que estuda no campus Ananindeua do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

A oportunidade de visita ao Bolonha fez parte de duas disciplinas do curso e, para a professora Luciana Leal, a experiência prática foi fundamental para que os alunos visualizassem, logo no início da formação, as possibilidades de atuação na área de recursos hídricos. "Uma boa qualidade de água é essencial para a saúde humana. Saneamento previne, evita doenças, então é qualidade de vida. Essa experiência de conhecer como é produzida a água que abastece a Região Metropolitana de Belém, faz com que eles sejam multiplicadores do consumo consciente uso racional e da complexidade do serviço", conta Luciana.

O grupo de 30 estudantes percorreu as galerias de decantação, floculação, filtros e conheceram a Central de Operação, reservatórios e o processo de distribuição da água. Técnica em Saneamento na Cosanpa, Letícia Santos diz que as visitas são importantes para que a comunidade entenda a complexidade dos serviços e necessidade de valorização dos recursos hídricos. “Aqui as pessoas conseguem ter uma visão de todo esse sistema e valorize mais esse recurso, que é tão essencial. A gente tem muitos esforços sendo colocados aqui, seja trabalho, produtos químicos, investimentos, estrutura para que a água chegue na casa das pessoas em qualidade e quantidade. Tudo isso precisa ser conservado”, conta Letícia.

Socioambiental

Em 2023, mais de 5 mil pessoas participaram das visitas à Estação de Tratamento do Bolonha. O agendamento é feito por e-mail destinado à Assessoria de Projetos Sociais da Cosanpa ([email protected]), com informações sobre instituição de ensino ou grupo interessado, quantidade de visitantes, contato e sugestão de data e hora.

Engenheiro sanitarista e integrante da equipe da Assessoria de Projetos Sociais, Rogério Aguiar, explica que a abertura da Estação para a comunidade vai além do conhecimento. "Além da entrega de água, temos compromissos socioambientais com nossos usuários. Conhecer a Estação do Complexo Bolonha é uma forma de sensibilizar para que ela se sinta parte desse meio que nós estamos e promover a educação ambiental", concluiu Rogério Aguiar.