Coostafe confecciona fantasias para o Carnaval de Belém
A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade e coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), recebeu duas encomendas de roupas da Escola de Samba G.R.E.S. Piratas da Batucada para o desfile do próximo sábado (02). No total foram produzidos 400 macacões que serão usados sob as fantasias das alas, e 60 fantasias de uma das alas.
Segundo Renata Carvalho, assessora da Seap e designer de moda, a participação no carnaval de Belém é uma oportunidade de expandir o trabalho que a cooperativa desenvolve. “A participação dela na produção das fantasias é fantástica, porque é uma expansão do trabalho delas em uma área nova que é o carnaval. Além disso, envolve a questão da utilização de materiais sustentáveis e a gente vê que em cada produção elas se envolvem mais em todo o processo”, afirma.
O croqui e todo o material utilizado na confecção das fantasias foi disponibilizado pela própria escola de samba, helanca light, tule, organza, esponjado e fitilhos compões as roupas. Dentro da organização feita pelas internas, cada uma é responsável por uma etapa da produção.
Para Cassiane Ferreira, a experiência de trabalhar em uma etapa do carnaval é maravilhosa. “Esse é o primeiro trabalho da cooperativa esse ano, e está sendo um sonho, a gente nunca tinha trabalhado com o carnaval antes e gostaria de agradecer a oportunidade e a confiança que a diretoria da escola teve em todas nós”, afirma.
Maria da Assunção Silva é a diretora de produções da Coostafe, a interna que também é costureira organiza todas as etapas desde o talho dos tecidos até a montagem final. “A minha função nessa produção é dividir as tarefas, algumas vão costurar, outras vão colocar os fitilhos, depois eu vou talhar o tecido e verificar como está o andamento de tudo e analisar a roupa quando estiver pronta. Caso não tenha nenhum problema no acabamento já podemos liberar para a escola de samba” conta.
Serviço – A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) foi criada em 2014 e tem seu espaço físico localizado no Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. São cerca de 30 mulheres em privação de liberdade que se dividem nas tarefas que envolvem as atividades da cooperativa, como a criação de peças de artesanatos, de costura, pintura e bordado.
Quem desejar adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo email: [email protected] ou pelo Instagram @coostafe.pa
Texto : Yasmin Cavalcante –NCS/Seap