Destino Pará é promovido na BTL 2024, umas das maiores feiras de turismo da Europa
Entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), participa da segunda feira internacional de 2024: a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), em Lisboa, Portugal. Referência para a indústria do Turismo Internacional, o evento é uma vitrine para as novidades e inovações tecnológicas do setor.
Segundo dados do Anuário de 2020 do Ministério do Turismo, Portugal é o 2° maior emissor europeu e o 4° emissor geral para o Pará, no qual representa a entrada de 3.107 turistas portugueses no Estado. “O destino Pará tem capacidade de atender aos interesses do referido mercado, por destinos que ofertem experiências em meio à natureza, tendo ainda a valorização de comunidades locais. O Pará dispõe de produtos com perfis nos segmentos de Cultura, Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura, segmentos estes apontados pela Embratur como sendo um dos principais motivadores para o público português ao visitar o Brasil”, explica a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Alessandra Pamplona. “Somando-se a esse contexto, ainda temos a retomada dos voos Belém/Lisboa operados na frequência de cinco vezes na semana pela TAP”, acrescenta a diretora.
O Destino Pará conta com estande próprio com 36 m², com atendimento ao público e cinco dias de cooking show com a chef Daniela Martins. Durante a feira, a chefe vai apresentar a degustação de itens como: bolinho de maniçoba, mini tacacá, salada de feijão de manteiguinha, farofa de porco marinado no tucupi preto, beiju com pasta de aviu, pão de tapioca, pupunha com queijo do Marajó, doce de cupuaçu com farinha de Bragança, mousse de bacuri com nibs de cacau paraense, pudim de cumaru, rosquinha de castanha do Pará e brownie de chocolate paraense.
Além da equipe da Setur, compõem a comitiva paraense dois representantes da Prefeitura de Altamira e dois da Abav-PA (Associação Brasileira de Agentes de Viagens).
BTL- São esperados cerca de 63 mil visitantes, 75 destinos internacionais e 1.400 expositores, entre operadoras de turismo, hotelaria, companhias aéreas, destinos internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, locadoras de veículos, seguradoras especializadas, agências de câmbio, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviços. Os cinco dias de feira serão destinados ao trade, sendo os três últimos abertos ao público geral, ou seja, a feira possui características B2B e B2C. Para o turista, o evento permite escolher novas soluções e destinos a preços competitivos. Nesta edição o destino nacional convidado é Açores e o destino internacional é Cabo Verde.