Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Fundação ParáPaz capacita servidores para aprimorar atendimento à população

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
28/02/2024 15h50

A Fundação ParáPaz promoveu, pela terceira vez, uma capacitação destinada aos seus servidores, com o propósito de aprimorar o atendimento à população por meio das ações realizadas pelo órgão e suas unidades de atendimento a mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência no Estado.

O encontro ocorreu nos dias 26 e 27, em Belém, reunindo cerca de 200 servidores de diferentes unidades da Fundação ParáPaz, tanto na Região Metropolitana de Belém quanto em municípios do interior do Pará. Entre os participantes estava Janile Cabral, coordenadora da Unidade Integrada ParáPaz em Parauapebas, que se deslocou à capital exclusivamente para a qualificação.

 “É muito importante porque nos aproxima das outras pessoas do órgão, acabamos conhecendo pessoalmente outros colegas. Então, além de sair com mais conhecimento, temos a oportunidade de estarmos juntos dos diretores, coordenadores e do presidente”, comentou Janile.

Durante a capacitação, foram abordados diversos temas, incluindo "Sistema de Garantia de Direitos: Legislações Específicas e Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo e Fluxo de Atendimento", com a participação de representantes da rede de proteção, como o Ministério Público, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús), Fasepa e Tribunal de Justiça.

O presidente da Fundação ParáPaz, delegado Alberto Teixeira, destacou a importância da abordagem desses temas essenciais para a execução do trabalho diário, especialmente quando se trata de um público que necessita de atendimento humanizado.

“Esse momento foi de suma importância para as autoridades compartilharem suas experiências e também para que todos conheçam o funcionamento das nossas unidades. Quem sabe até propor outras políticas que possam nos ajudar no desenvolvimento das nossas atividades”, pontuou o gestor.

Além disso, considerando que a Fundação ParáPaz oferece acesso a serviços de assistência à população, atendendo centenas de pessoas, as Coordenações Estaduais de Políticas para o Autismo e da Pessoa com Deficiência estiveram presentes no evento.

A servidora Málaque Mauad, coordenadora do Polo localizado na região de integração do Xingu, parabenizou a iniciativa e agradeceu o convite. “Volto para Altamira com a energia renovada e na bagagem muito conhecimento para ser colocado em prática no Polo Xingu”.

Unidades de Atendimento - A Fundação ParáPaz possui unidades integradas à Delegacia da Mulher (Deam) e Delegacia Especializada no Atendimento a Criança e ao Adolescente (Deaca) nos municípios de Altamira, Bragança, Breves, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Santa Maria, Santarém, Tucuruí e Vigia. 

As unidades integradas à Deam de atendimento exclusivo às mulheres na Região Metropolitana de Belém são: ParáPaz Mulher Belém, Ananindeua e Icoaraci e Sala Lilás, em Marituba.

Os atendimentos às crianças e adolescentes em situação de violência podem ser realizados em duas unidades integradas à Deaca em Belém: Centro Integrado ParáPaz Santa Casa e Polícia Científica. E os demais polos que são a UIP Terra Firme, UIP Distrito Industrial e Polo Hidroviário.