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Hospital de Tailândia reforça importância da comunicação efetiva para os pacientes

Unidade promoveu capacitação para o aprimoramento da comunicação eficaz considerada vital para evitar falhas nos processos do ambiente hospitalar

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
28/02/2024 11h41

Para fortalecer as relações interpessoais saudáveis, aprimorar a eficiência assistencial e impulsionar resultados positivos, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), durante o mês de fevereiro, promoveu capacitação voltada para o aprimoramento da comunicação eficaz que contou com a participação de 180 profissionais. A iniciativa buscou não apenas minimizar erros no ambiente de trabalho, mas também fortalecer habilidades e capacitar os colaboradores para enfrentar os desafios do cotidiano hospitalar com o intuito de reforçar cada vez mais a segurança dos pacientes.

A ação, direcionada a todos os colaboradores de todas as áreas da unidade hospitalar, incluindo equipe de Enfermagem, administrativos, Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) e equipe médica, foi coordenada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

A enfermeira do NQSP, Marayza Nunes, comenta que se comunicar parece simples, mas, na prática, existem muitos componentes ao longo do percurso que podem fazer com que a comunicação não seja bem-sucedida. “Dentro do contexto hospitalar, os ruídos na comunicação podem trazer falhas nos processos de barreiras de segurança, por isso a educação continuada tem como objetivo maior a conexão, por meio de um diálogo consciente, racional e empático”.

Durante a capacitação, foram abordados conteúdos sobre comunicação assertiva, comunicação não-violenta, ferramentas para uma nova linguagem que gere mais conexão, expressando sentimentos e necessidades de maneira honesta e autêntica.

Além disso, foi introduzida a ferramenta SBAR, uma técnica de comunicação originalmente desenvolvida pela Marinha dos Estados Unidos para uso em navios nucleares e, posteriormente, adaptada para a área da saúde. O acrônimo SBAR representa Situação, Breve Histórico, Avaliação e Recomendação (SBAR), e serve como um guia estruturado para transmitir informações de forma eficiente e organizada entre os membros da equipe de saúde. 

“O SBAR é utilizado na passagem de plantão ou para fazer transportes intersetoriais de pacientes. A ferramenta possibilita uma passagem de plantão eficaz e diminui os riscos na quebra da comunicação dentro do ambiente hospitalar. A ferramenta já é utilizado no HGT”, finalizou Marayza.

Metas – Objetivando oferecer melhor assistência em um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e profissionais de saúde, o HGT trabalha diariamente com as seis metas de segurança do paciente preconizadas mundialmente. São elas: identificação do paciente; comunicação efetiva; cirurgia segura; medicação segura; higienização das mãos e prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS); e prevenção de quedas e de lesão por pressão (LPP).

Para tornar a conscientização sobre a importância de seguir critérios para manter os pacientes sempre seguros, mais dinâmica foi incorporada à capacitação atividades interativas, incluindo a clássica dinâmica do 'telefone sem fio'.

Na dinâmica, os participantes se organizam em uma fila, e uma mensagem é sussurrada no ouvido do primeiro participante. Ele, então sussurra a mensagem para o próximo da fila, e assim sucessivamente, até que a mensagem chegue ao último participante. Em muitos casos, a mensagem que o último participante ouve é significativamente diferente da mensagem original, demonstrando como informações podem ser distorcidas ou mal interpretadas, ao longo do processo de comunicação.

Alice Carvalho, auxiliar Administrativo da Recepção do Pronto Atendimento (P.A), foi uma das colaboradoras que participaram da capacitação. Ela tem contato direto com os pacientes. Por isso, a profissional  compreende como interações claras e efetivas podem impactar diretamente o bem-estar dos pacientes e a eficácia operacional da assistência.

"Durante o treinamento,  aprendemos que cada detalhe importa, principalmente quando lidamos com informações importantes sobre saúde e segurança dos usuários que atendemos diariamente no HGT. Aperfeiçoar nossa comunicação é essencial para garantirmos um atendimento com ainda mais qualidade e uma experiência positiva para todos", comentou a profissional.

Serviço:

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT