Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Agricultores recebem o programa Território Sustentável em Abaetetuba

Por Camila Botelho (SEDAP)
27/02/2024 16h52

O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Prefeitura de Abaetetuba, beneficiou nesta terça-feira (27), em Abaetetuba, 160 agricultores rurais com o programa Território Sustentáveis. Ao todo foram contempladas 27 comunidades com 30 quilombolas, 30 agricultores ribeirinhos e 100 agricultores Terra firme. 

A prefeita Francinete Carvalho destacou a parceria com o Governo Estadual e o programa que visa fortalecer a geração de renda e uma agricultura sustentável, alinhar produção agrícola com cuidado e preservação do meio ambiente. "Hoje nós fizemos a entrega para 160 agricultores rurais, a entrega de fomento, e o resultado da análise do solo para que eles possam cuidar melhor da sua terra, garantindo assim uma cultura de qualidade e que preserve o meio ambiente".  

Fernando Zacarias, secretário municipal de Agricultura, afirma que o Programa Território Sustentáveis está implantando um hectare de cacau do sistema SAFs para os pequenos agricultores dos municípios. "Com isso podemos alavancar a produtividade da cadeia do cacau e manter as áreas sustentáveis e assim preservando aquelas áreas que se mantêm intactas. Esses produtores selecionados nessa primeira etapa recebem do Estado a análise do solo com interpretação do que a análise detectou e mais o calcário, a partir daí as máquinas entram nas áreas dos agricultores para que efetivamente o plantio do cacau e das demais culturas possam iniciar e o programa se estabelecer no nosso município". 

A agricultora Rosilene Dias Rodrigues, de Vila Canaã- Cupuaçu, declarou estar agraciada em receber o programa do TS, já que é de através do plantio que sai o sustento da família. "Esse programa vai beneficiar nossas famílias e dar continuidade aos nossos agricultores que trabalham com isso desde a geração dos nossos avós".  

Para o Tiago Catuxo,  coordenador do TS, da Sedap, o programa é muito importante para o município de Abaetetuba. Catuxo afirma que 1 hectare (ha) é educativo e o programa tem objetivo de mostrar ao produtor que é com esse 1ha, ele consegue ter renda e preservar a floresta. "O programa vai além disso, como a questão da segurança ambiental, segurança fundiária e o fomento através do crédito rural para o produtor".  
 
As comunidades beneficiadas foram: Pontilhão, Quilombo Rio Arapapuzinho, Quilombo Itacuruçá Médio, Curuperé Grande, Curuperezinho, Moju Miri e Gapoaçu, Camarituba Beira, Quilombo Caeté e Quilombo Samaúma, Vila Canaã, Vila Cupuaçu, Vila Santa Cruz, Quilombo Piratuba, Colônia Nova, Pau da Isca, Velho de Beja, VIla do Vasco, Ipixuna, Piquiatuba, Vila Sucupira, Anapú, Rio Xingu, Rio caripetuba, Maracapucu Cariá, Maracapucu Sagrado e Camotim.