Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA

Hospital Abelardo Santos é referência em cirurgia pediátrica na Grande Belém

Unidade conta com cirurgias neonatal, procedimentos no aparelho digestivo, cirurgias de via biliares, além de urgência e emergência

Por Ascom (Ascom)
26/02/2024 14h26

Referência em cirurgias de média e alta complexidade, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), o maior hospital do Governo do Pará, localizado no Distrito de Icoaraci, em Belém, oferta procedimentos em 14 especialidades médicas. Uma delas é a cirurgia pediátrica, que atende crianças e adolescentes com doenças congênitas ou adquiridas, do período neonatal até o fim da puberdade. Em média, o hospital disponibiliza até 170 procedimentos entre as especialidades.  

A cirurgia pediátrica possui uma ampla área de atuação e envolve vários sistemas do corpo humano, como o digestório, respiratório, genitourinário, vascular, musculoesquelético e tegumentar (pele). "Contamos com uma equipe de cirurgiões pediátricos qualificada. Médicos treinados, especializados e experientes no cuidado cirúrgico em todas as fases de desenvolvimento da infância, desde o pré-natal até a puberdade. A especialidade tem o papel fundamental de garantir que as crianças se tornem adultos saudáveis", explicou a cirurgiã pediátrica Salime Saraty.

"As crianças não são adultos em miniaturas e precisam da assistência de uma equipe especializada. Criamos também um ambiente de atendimento diferenciado, com decoração apropriada e, principalmente, abordagens adequadas para o bom desenvolvimento psicossocial dos nossos pacientes", afirmou a cirurgiã.

Experiência

A gestora de recepção hospitalar Danielle Lobato, de 38 anos, está acompanhando o filho Yuri Matos, de 8 anos, que precisou ser submetido a uma cirurgia de apêndice de urgência no domingo, 18. Grata pelo atendimento recebido, ela elogiou a agilidade do serviço.

"Ele estava há cinco dias se queixando de dor no estômago, febre, então procuramos outros serviços, mas a dor não passou. Então, resolvemos trazê-los para o Abelardo. Assim que chegamos ele foi atendido, fizeram exames que comprovaram o quadro de apendicite e logo fizeram a cirurgia. Graças a Deus agora ele está bem", disse Danielle que também aproveitou para avaliar a infraestrutura da unidade como boa. "Foi a primeira vez que precisei desse hospital e me senti muito segura. Aqui é tudo muito bom, desde a enfermaria até os profissionais. Meu filho estava grave e por isso precisará ficar mais um tempo aqui para finalizar a medicação. Estamos só aguardando a recuperação dele para irmos para casa", sorriu.

Infraestrutura

Para cirurgia em geral, o HRAS dispõe de aparelho de tomografia computadorizada para realização de angiotomografia – exame que permite o diagnóstico e o planejamento cirúrgico das patologias vasculares. Também há um aparelho de ultrassonografia com doppler para diagnósticos vasculares, e auxiliar nos procedimentos minimamente invasivos. A unidade conta ainda com a hemodinâmica, que emite radiação contínua e possibilita cirurgias endovasculares.

"O Hospital Abelardo Santos conta com uma sala de hemodinâmica para exames diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia endovascular, usualmente recorrendo a cateteres e injeções de contraste. A hemodinâmica é utilizada para tratamentos mais delicados, ligados às especialidades neuro e vascular", ressalta a médica e diretora técnica Barbara Freire.

Ortopedia 

Além das cirurgias em geral, o HRAS também faz parte do programa “Doenças Ortopédicas da Infância”, do Governo do Estado. A unidade já alcançou a marca de mais de 1,6 mil crianças beneficiadas, desde setembro de 2020, quando iniciaram os procedimentos. Hoje, o Pará é o único no Brasil que tem um programa específico para atender crianças com a doença "Pé Torto Congênito" (PTC). O início do programa trouxe um novo cenário para o atendimento ortopédico pediátrico no sistema público de saúde do Pará, que há 15 anos não oferecia esse serviço especializado. 

A capacidade de realização de cirurgias ortopédicas para crianças foi aumentada de 50 para 80 cirurgias por mês. A equipe do HRAS envolvida nesses atendimentos conta com quatro ortopedistas que possuem títulos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, além de um médico especialista em alongamento e reconstrução óssea que, juntos, oferecem condições de tratar 33 doenças nesse segmento de saúde. .

Perfil

Maior unidade pública do Governo do Estado, o Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

Texto: Ascom Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS)