Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GERAÇÃO RENDA

Sespa promove Feira do Empreendedorismo Inclusivo no Porto Futuro, em Belém

O evento ocorre das 16h às 21h e tem como objetivo proporcionar um espaço para que as pessoas com autismo, seus familiares e associações possam divulgar e comercializar seus produtos

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
24/02/2024 19h16

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), promove nos dias 24 e 25 (sábado e domingo) mais uma edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo no Porto Futuro, em Belém. O evento, que ocorre das 16h às 21h, tem como objetivo proporcionar um espaço para que as pessoas com autismo, seus familiares e associações possam divulgar e comercializar seus produtos aos frequentadores do Parque Urbano Porto Futuro.

De acordo com Nayara Barbalho, Coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo da Sespa, “a Feira do Empreendedorismo Inclusivo no Porto Futuro tem como objetivo gerar visibilidade e promover o trabalho das pessoas com autismo e seus familiares". Ainda de acordo com Nayara, o espaço também busca proporcionar uma fonte de renda aos envolvidos. "Muitas dessas famílias dependem exclusivamente do benefício de prestação continuada, equivalente a um salário mínimo, e enfrentam desafios para se formalizarem no mercado de trabalho, sendo assim, a Feira é uma oportunidade para que eles consigam comercializar seus produtos e garantir uma fonte de renda", destacou.

A Feira do Empreendedorismo Inclusivo, realizada sempre no último final de semana do mês, reúne mais de 400 famílias cadastradas no sistema da Cepa. Nesta edição, diversos expositores apresentam uma variedade de produtos, desde roupas infantis, brinquedos, objetos de decoração até alimentos e bolsas. A iniciativa visa promover o protagonismo e empoderamento dessas pessoas, reconhecendo o impacto positivo na vida delas e incentivando a geração de renda e a economia criativa.

O assessor de Políticas Públicas para o Autismo, Luyann Rodrigues, afirma a importância desse evento. "A feira dos empreendedores inclusivo é de extrema importância para as pessoas com autismo e seus familiares pois proporciona a essas pessoas apresentarem suas habilidades e talentos, fomentando a economia criativa e geração de renda, pois muitas não estão no mercado formal de trabalho por precisarem se dedicar aos cuidados dos seus filhos".

Empreendedorismo Autista em destaque - A Feira, que iniciou suas atividades em 2022, agora entra no seu segundo ano. Patrícia Castro e o marido, pais de dois jovens com autismo, são uns dos empreendedores presentes na feira de hoje (24). Assim como vários pais de crianças e jovens com autismo, enfrentam desafios, e buscam visibilidade proporcionada pela Feira para complementar a renda familiar deles.

Família Castro: Patrícia Castro e Pedro Castro

"Nós temos formação profissional mas após o diagnóstico dos nossos filhos tivemos que largar tudo e nos reinventar para acompanhar de perto a evolução deles, não é fácil, mas é muito importante a união da família, que é a maior rede de apoio para os autistas", destaca Patrícia Castro.

“O que a gente faz aqui na feira ajuda a complementar a nossa renda. Eu não me arrependo das escolhas que tivemos que fazer pelos nossos filhos. E agradeço a CEPA e o governo do estado pela oportunidade de mostrar nosso trabalho”, completou Pedro Castro. 

Walbenice Pamblona - mãe de dois meninos autistas Já para a Walbenice Pamblona, mãe de dois meninos autistas, Vinícius de 12 anos e Dorivaldo de 14 anos, enxerga a feira como uma maneira de incentivar outros pais. 

“Eu comecei a trabalhar na feira com materiais pedagógicos que ajudaram a conduzir os meus filhos e hoje quero passar para as outras mães através das coisas que eu vendo que é possível conseguir ajudar os nossos filhos com o nosso trabalho”, disse Walbinice. 

A Feira do Empreendedorismo Inclusivo destaca-se como um espaço de fortalecimento da inclusão social e econômica, evidenciando a criatividade e o talento das pessoas com autismo. O evento reforça a importância do apoio e visibilidade para promover oportunidades igualitárias e uma sociedade mais inclusiva.

Texto: Bianca Botelho | Ascom SESPA