Estado leva serviços de assistência técnica e extensão rural aos participantes, em Ananindeua
Os presentes participaram de diversas ações promovidas pela Emater, além de conhecer mais sobre como funciona uma propriedade agroecológica, alimentação saudável e outras orientações
Durante o evento do "Governo do Pará nos Bairros", realizado neste sábado (24), moradores do bairro Guanabara, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, receberam da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) diversas ações de assistência técnica e extensão rural aos participantes da ação. O evento contou com a presença da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan.
"O grande diferencial dessa ação é reunir diversas secretarias do Governo em um único dia para atender a demanda da população perto de onde ela mora, tudo gratuito”, disse Hana Ghassan”.
Agroecologia
No stand da Emater, os visitantes puderam ver como funciona uma propriedade agroecológica, por meio da demonstração de uma maquete. Os técnicos explicaram como a área pode ser usada com intuito econômico com a criação de pequenos animais e com a agricultura, e também mostraram nesta maquete as áreas de preservação permanente.
“Entendemos que esta ação em Ananindeua tem um olhar mais didático e educativo para esta população, em especial a nossa população periurbana, que pratica de modo geral a agricultura, a olericultura, criação de pequenos animais e até mesmo a piscicultura ou a pesca na região das ilhas de Ananindeua”, explicou o Supervisor do Escritório Regional das Ilhas, da Emater, Ricardo Barata.
Alimentação Saudável
Outro serviço apresentado esteve relacionado à alimentação saudável. A ação contou com a apresentação e degustação de receitas feitas com produtos da agricultura familiar. Na ocasião foi ensinado como fazer várias receitas como: suco de abóbora com maracujá; doce de abóbora e salada refrescante. O público visitante recebeu uma cartilha explicativa de como fazer as receitas saudáveis.
Políticas Públicas
Somado a isto, foram feitas orientações com a distribuição de folders e cartilhas sobre o acesso às políticas públicas destinadas à agricultura familiar, por meio da emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e como ter acesso ao Crédito Rural.
“Esta é uma ação itinerante do Governo do Estado, em que a Emater foi convidada a participar. A partir de hoje estaremos também presente nos bairros de Ananindeua, de Belém e até mesmo nas outras regionais onde houver ações como esta do governo”, ressaltou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.
Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater