Emater aborda assédio no ambiente de trabalho, inteligência emocional e gestão de equipes
A ação se alia ao empenho do governo do Estado em elaborar uma Política Estadual de Combate ao Assédio e à Discriminação
Os servidores do Escritório Central da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, participaram na quinta (22) e sexta-feira (23) de palestras sobre os temas "Assédio Moral no ambiente de trabalho: Desafios na Gestão de Empresas Pública"; "Inteligência Emocional, Social e Comunicação Assertiva" e "Gestão de Pessoas, Equipes e Projetos baseados em compromisso e responsabilidades”.
A ação teve como tema central “Emater-Pará – Construindo uma Empresa com Respeito e Responsabilidade”, voltado a desenvolver condições para a construção de um ambiente de trabalho respeitoso e com responsabilidades, que promova a interação e segurança.
O evento faz parte do Projeto “Ouvidoria por toda Emater-Pará”, e visa aproximar o setor de todas as unidades da empresa nos 144 municípios, apresentando os serviços oferecidos, canais de acesso e formas de registro das demandas, bem como promover a discussão interna de temas relevantes ao cenário organizacional, e que já foram objeto de demandas apresentadas à Ouvidoria.
Política estadual - “A ação foi muito positiva. É preciso que a gente trabalhe este tema na empresa, para que possamos identificar as situações que possam vir a ocorrer e as pessoas possam entender o que é ou não um assédio, como se comportar, qual o tratamento que deve ser dado, aonde buscar ajuda para que a situação possa cessar ou que a gente possa buscar uma conciliação ou ajuste, ou algum tipo de reparação que precise ser feito. É importantíssimo tocar neste assunto. O governo do Estado está trabalhando a questão da elaboração de uma Política Estadual de Combate ao Assédio e à Discriminação, e a Emater faz parte da rede de Ouvidorias, que também está dentro da equipe de trabalho junto com a Controladoria-Geral do Estado, que está trabalhando este tema”, explicou a ouvidora da Emater, Alessandra da Silva.
“É importante também falar da questão comportamental, por isso trouxemos os temas Inteligência Emocional e Gestão de Equipes, porque o comportamento gera situações que podem vir a se tornar assédio. Mas também o comportamento pode evitar situações de assédio. Esses temas que foram abordados durante esses dois dias são extremamente importantes e estão interligados entre si”, acrescentou a ouvidora.
O palestrante foi Wando Dias Miranda, doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, mestre em Ciência Política, especialista em Gestão Estratégica em Defesa Social, especialista em Atividade de Inteligência e Gestão do Conhecimento e especialista em Neurociência e Comportamento Humano.
Qualidade de vida - Segundo ele, “a importância do tema está diretamente relacionado à construção de ambientes seguros, ambientes produtivos, ambientes aonde os empregados das empresas, no caso da Emater, tenham condições para criarem, produzirem e, principalmente, para que possam se sentir pertencentes a um grupo maior. Discutir a questão do assédio moral, da inteligência emocional, inteligência social, comunicação assertiva, formação de equipe são passos extremamente relevantes para que você possa consolidar não somente uma empresa compromissada com a qualidade de vida dos seus empregados, mas ao mesmo tempo levar um conhecimento que vai além dos muros da empresa”.
“Eu me coloco na perspectiva do eterno aprendiz. Todo tempo é bom agregar valor para você se qualificar mais. É uma busca constante. Eventos como estes devem ser saudados, e que se multipliquem, inclusive com outros temas”, frisou Pedro Gomes, 73 anos, técnico em Planejamento na Coordenadoria de Planejamento, no Núcleo de Estudos e Avaliação (Ceplan/Nea).
“As reflexões que a Ouvidoria trouxe vão ser fundamentais para o trabalho não só aqui na empresa, mas também nas nossas relações pessoais na sociedade de uma forma geral. É muito importante esta questão do autoconhecimento para a gente se aprofundar, nos conhecermos”, destacou a extensionista rural Luciana Moreira dos Reis.
Ações semelhantes já ocorreram nos Escritórios Regionais de Conceição do Araguaia e Marabá, em dezembro do ano passado. Ainda neste mês a ação será promovida nos Regionais de Castanhal, no dia 27, e no Regional das Ilhas, no dia 28. A previsão é que ainda neste primeiro semestre as ações da Ouvidoria alcancem todos os Escritórios Regionais da Emater-Pará.
Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater