Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCONTRAÇÃO

Hospital de Clínicas realiza oficina de artesanato para mães de pacientes

Ação garante diversão e também possiblidade de fonte de renda entre as participantes

Por Lucila Pereira (HC)
23/02/2024 13h05

Pensando em proporcionar conforto e fazer do período de internação mais leve, a equipe multiprofissional da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, junto com um grupo de voluntárias, promoveram uma oficina de crochê para as mães dos pacientes da pediatria da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. A ação foi realizada na brinquedoteca do hospital. 

“Essa atividade, em especial, tem como objetivo fazer com que principalmente as mães, que estão acompanhando seus filhos por um tempo considerável, tenham dentro dessa atividade um momento de lazer e de descontração”, é o que explica a psicóloga Paloma Vanetta.

A oficina foi direcionada para a confecção de bolsas, organizadas pelas voluntárias, que doaram todo o material utilizado.  Durante a atividade, as acompanhantes foram incentivadas a usar o artesanato como fonte de renda.

“Elas aprendem a fazer a bolsa e, ao final, ficam com esse produto que elas mesmas produziram e, quem sabe, futuramente elas não possam até ter um lucro com isso, com esse aprendizado, com essa oferta que nós estamos aqui proporcionando à elas”, complementou a profissional.

Segundo a voluntária Paula Brasil, que é psicóloga e também artesã, o trabalho manual funciona como uma terapia. “O crochê faz com que você curta o processo todo, é prazeroso, e quando você termina você tem uma sensação de satisfação, de autoestima. É legal você produzir, você fazer,  curtir todo o processo, e isso melhora a autoestima dessa mulherada que está precisando”, explicou.

“É importante para a gente se distrair”, comentou Edinalda Cristina Miranda, mãe do bebê João Miguel, de 11 meses, que aguarda no HC por uma cirurgia cardíaca. 

Ela conta que a atividade ajuda a trazer relaxamento e novas perspectivas para o futuro. “Aqui a gente se distrai e isso é muito bom para cada uma de nós, porque saímos um pouco da rotina do hospital e conseguimos ter pensamentos mais positivos”, pontuou. “Eu estou aprendendo o crochê e vou levar a bolsa para casa. Quem sabe eu já começo a fazer para ganhar um extra também”, falou a dona de casa.

Humanização - O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna promove regularmente atividades direcionadas aos pacientes da instituição, com o objetivo de fomentar humanização e bem-estar entre profissionais de saúde, pacientes e familiares.

Serviço - O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, unidade de saúde do Governo do Pará, é referência nas especialidades médicas cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A unidade está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2000, Bairro da Pedreira, em Belém.

Texto: Kelly Barros (ascom HC)