Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Iterpa qualifica técnicos sobre vistoria agronômica no sistema tecnológico Sicarf

Iniciativa mobilizou vistoriadores credenciados, técnicos da Emater e dos Estados do Amapá, Amazonas, Tocantins e Roraima

Por Ascom (Ascom)
23/02/2024 10h40

Cadastrar e vincular com precisão as informações da vistoria agronômica de um imóvel é uma das tarefas primordiais na prestação do serviço de regularização fundiária no Pará. Com esse foco, o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) promoveu uma nova rodada de treinamento para técnicos do Instituto; da Emater; e de outros quatro Estados da Amazônia Legal: Amapá, Amazonas, Tocantins e Roraima.

De acordo com o Iterpa, o treinamento, inédito no Brasil, contou com mais de 200 técnicos, de forma híbrida. Ou seja, ele foi realizado de modo presencial e virtual, e abordou as novas metodologias de coleta de dados dos imóveis, e o cadastramento junto a plataforma Sicarf, o sistema tecnológico  ARF onde o interessado busca requerer a titularidade do seu imóvel.

Durante o curso, os profissionais puderam tirar dúvidas e esclarecer detalhes sobre o tema junto à equipe do Iterpa. Participaram técnicos de outros Estados da Amazônia Legal, representando entidades como o Iterma, Amapá Terras, Intertins e Sepat-RO.

O Sicarf Vistoria é um aplicativo do Iterpa que tem o intuito de facilitar a vistoria agronômica "in loco". Por meio do aplicativo, o Instituto de Terras do Pará realiza de forma estruturada a coleta de dados em campo, que subsidiará a análise do processo da titularidade fundiária.

O aplicativo possui funcionamento off line, permitindo seu uso em áreas remotas, mesmo sem acesso à internet. Para a diretora técnica do Iterpa, Mariceli Moura, que conduziu o treinamento, "foi uma manhã de muito aprendizado, tivemos a oportunidade de trocar experiências com a equipe técnica do Iterpa, credenciados de vistoria e técnicos da Emater de diversos municípios. Nosso objetivo principal foi repassar orientações acerca das vistorias agronômicas realizadas na plataforma SICARF, qualificando ainda mais as informações coletadas in loco, acerca da atividade agrária desenvolvida no imóvel e demais informações necessárias para o preenchimento dos requisitos para regularização fundiária".

Mariceli Moura avalia que o órgão estadual avança no processo tecnológico de coleta das informações. As vistorias são realizadas de maneira 100% digital, o que facilita a coleta e a migração automática dos dados para a plataforma eletrônica e vinculada ao processo. "O que torna o processo de regularização fundiária mais célere e assertivo em todos os 144 municípios do Pará", destacou ela.

Texto: Shirley Moura - Ascom/Iterpa