Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Codec avança no processo de implantação do Distrito Industrial de Breves

Com recurso do Governo do Estado do Pará, o município de Breves terá implantação de uma área incentivada, que deve atrair mais desenvolvimento industrial local e geração de emprego e renda para a população local

Por Tarcya Amorim (CODEC)
22/02/2024 14h09

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) segue com o trabalho para implantação do Distrito Industrial de Breves, no arquipélago do Marajó, que busca criar uma área econômica incentivada pela gestão estadual e que vai beneficiar a economia do município, com a perspectiva de atrair mais indústrias e geração de emprego e renda. O projeto está em fase contratação da empresa especializada na elaboração de projetos técnicos, básicos e executivos de engenharia.

Além disso, está em análise de aprovação de carta consulta pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). "No que diz respeito à Semas, ainda estamos aguardando a obtenção de licença prévia, e a secretaria já nos deu um retorno solicitando documentos da área, assim como projetos e estudos preliminares. Outro fato a ser adicionado, envolve a emissão do termo de referência feito pela Secretaria de Meio Ambiente. O termo em questão, indica o que vamos precisar para fazer contratações de empresas aptas a fazer estudos sobre o Licenciamento de Breves", pontuou a gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios e Arquiteta da Codec, Mayara Pinheiro. 

Ana Paula Araújo, gestora da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Breves, falou sobre a expectativa para a efetivação do projeto e a importância do apoio técnico que Codec oferece. "A parceria que a Codec mantém com a Prefeitura de Breves é fundamental pela oferta de expertise de apoio técnico, com essa parceria somos capazes de atrair investimentos, capacitar mão de obra, promover a sustentabilidade ambiental e desenvolver a região. Com isso, a prefeitura está otimista em relação a esse importante motor de desenvolvimento para o município e para a região do Marajó, que tem potencial para gerar emprego e renda, diversificar a economia, aumentar a arrecadação de impostos, melhorar a qualidade de vida da população e atrair investimentos para a região".

Saiba mais - O Distrito Industrial do Marajó, em Breves, será implantado em uma área de 202 hectares, previamente destinada ao setor industrial pelo Plano Diretor Urbano do município. O projeto apresentado consiste na estruturação de seu módulo I com 43 lotes industriais, servidos por 2,33 km de vias contendo pistas asfaltadas, sistema de drenagem, calçadas, ciclovias, faixas de pedestres, canteiros centrais, paisagismo e rede de distribuição de energia elétrica.

Corredor logístico -  Distância entre Breves e as principais cidades brasileiras 

Rio de Janeiro - 2490 km
Fortaleza - 1347 km
Curitiba - 2647 km
Belém - 222 km 
Campinas - 2391 km 
Salvador - 1822 km
Belo Horizonte 2140 km
Recife - 1869 km
Goiânia - 1675 km
São Luís - 693 km
São Paulo - 2469 km
Brasília - 1594 km
Manaus - 1073 km
Porto Alegre - 3156 km
Guarulhos - 2462 km 

Texto: Thaline Trindade com supervisão de Tarcya Amorim