Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Governo do Estado contempla moradores de Cumaru do Norte com benefícios habitacionais

Por Kátia Aguiar (COHAB)
21/02/2024 20h21

O governador Helder Barbalho entregou, nesta quarta-feira (21), 171 cheques do programa "Sua Casa" para famílias da cidade de Cumaru do Norte, um investimento de mais de R$ 1, 5 milhão. A entrega ocorreu durante agenda oficial do chefe do Executivo na região de Integração dos Carajás.

"É um benefício que chega para garantir moradia para quem mais precisa e, estamos aqui entregando o Sua Casa, que tem garantindo às famílias recurso para a compra de materiais de construção e também para pagamento da mão de obra do pedreiro“, disse o governador.

O prefeito de Cumaru do Norte, Célio Cordeiro, detalhou que o governador tem se empenhado em colaborar com a administração municipal para levar serviços e obras ao município. “Governador, Cumaru só tem a agradecer ao seu mandato, agradecer e pedir a Deus que lhe abençoe e que lhe dê longevidade, saúde para que possa continuar trabalhando por todos os municípios paraenses como tem feito aqui, onde o senhor trouxe asfalto, ponte de concreto e, agora, o Hospital Municipal da Rua Vieira da Cunha”, destacou o prefeito.

O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até  R$ 21  mil.

A estudante Raíssa Santos, conta que o beneficio vai garantir a construção da sua casa. "Já tenho um filho, estou grávida de novo, então já é preciso ter um lar para dar uma vida melhor para os meus filhos”, disse a jovem entusiasmada.

Prioritariamente, o programa atende famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.