ADEPARA ganha sala de atendimento psicossocial
Com foco no bem-estar dos servidores, a Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) inaugurou a primeira sala de atendimento biopsicossocial da Autarquia. O atendimento prestado tem como base o projeto "mediação de conflitos", que trabalha de forma sigilosa com o servidor, objetivando atuar nos setores que estão tendo uma sobrecarga emocional, psicológica e/ou social.
A criação da sala de atendimento psicossocial foi uma proposta da Direção da Agência de Defesa em conjunto com a Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH), que idealizou um projeto que pudesse intervir diretamente no fluxo de conflitos internos.
"O atendimento tem como principal objetivo solucionar os conflitos que venham a ocorrer nos setores, com a perspectiva de que sejam solucionados entre as partes, com maior investimento nas relações interpessoais, tendo como foco gerar ambiente saudável que possa contribuir diretamente na produtividade dos servidores", explica a assistente social Josilene Ferreira.
Além de atender aos funcionários da sede da Agência de Defesa, em Belém, o projeto também vai oferecer atendimento psicossocial presencial e online aos servidores que atuam nas Unidades Regionais e nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSAS).
Para garantir que o atendimento alcance servidores lotados em diversos municípios do Pará, a gerência percorreu em 2023, as cidades de Rondon do Pará, Marabá, Altamira, Nova Ipixuna e Capitão Poço.
"O projeto foi criado com a intenção de levar o GDH até o campo para unir sede e as demais regionais. Nós fomos conhecer o dia a dia dos servidores para minimizar o conflito entre eles, para assim podermos atuar, fazendo escutas individualizadas e em grupo", enfatizou Melissa Bezerra, da Gerencia de Desenvolvimento Humano.
Os atendimentos poderão ser solicitados via Processo Administrativo Eletrônico (PAE), pelo email psico@adepara.pa.gov.br ou pelo WhatsApp (91) 98484-0714.
"O servidor que estiver passando por algum desconforto emocional no ambiente de trabalho vai poder contar com um espaço de acolhimento onde ele terá apoio de profissionais habilitados para realizar esse atendimento, que poderá ser feito de forma presencial ou on-line, facilitando a escuta técnica no sentido de desenvolver atividades de intervenção social e psicológica", ressaltou a psicóloga Ilze Amaral.
O atendimento psicossocial conta com uma equipe multidisciplinar, formada pela assistente social, Josilene Ferreira; pela psicóloga, Ilze Theyme Amaral; e pela gerente de desenvolvimento humano, Melissa Bezerra.
A equipe do atendimento psicossocial já atendeu até o momento cerca de 124 servidores, de forma online (via chamada de vídeo) e presencial.
Texto: Pedro Garcia (Estagiário de Jornalismo)