Seduc implanta programa de educação ambiental em 50 escolas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) firmou, nesta segunda-feira (5), Termo de Cooperação com o Instituto Alana, sediado em São Paulo, para implantar em 50 escolas estaduais um projeto de educação ambiental. Por meio de iniciativas pedagógicas, o projeto, chamado de EcoAtivos, fomenta hábitos e atitudes para uma nova cultura de sustentabilidade local e incentiva a liderança socioambiental de estudantes.
O Pará é o primeiro Estado a firmar a parceria com o instituto, para executar o projeto em 2018. O EcoAtivos incentiva o protagonismo dos estudantes do Ensino Fundamental sobre um amplo espectro de problemas ambientais, abordando temas como descarte de resíduos, redução do consumo, proteção de ecossistemas e alimentação saudável, entre outros.
O projeto começou no ano passado em 500 escolas de todo o Brasil e, neste ano, deverá atingir mais de 2,5 mil professores de escolas municipais e estaduais.
O termo de cooperação foi assinado pela secretária de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, e pela a coordenadora do Programa Criança e Consumo do EcoAtivos, Ekaterine Karageorgiadis, integrante de uma equipe de educadores ambientais que está em Belém para implantar o projeto em 50 escolas da Seduc sediadas na capital; outras 50 escolas são da Prefeitura de Belém.
Formação de professores
Nesta terça-feira (6) começa uma formação de dois dias para cem professores do Ensino Fundamental. O evento ocorrerá no auditório da Escola Anísio Teixeira. Serão oito horas de treinamento presencial e mais 32 horas on-line.
Para a secretária Ana Cláudia Hage, "a parceria é muito importante para a Seduc, e além disso, somente um professor bem preparado pode fazer esse trabalho que, no futuro, se refletirá na comunidade e na família do aluno, pois só o conhecimento tem poder de transformar a realidade local.”
Ekaterine Karageorgiadis destacou que a formação desenvolvida pelo Instituto cria embasamento para uma “alfabetização ecológica” e compreensão dos desafios socioambientais atuais. A educação ambiental transforma estilos de vida ao incentivar crianças a se tornarem agentes de mudança de hábitos e atitudes saudáveis. “Atitudes ambientais têm custo zero e fomentam outros comportamentos, como atitudes de amor e respeito aos seres vivos”.
O Projeto EcoAtivos nasceu da participação do Instituto Alana, por meio do programa Criança e Consumo, no edital do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), ligado ao Programa de Estilos de Vida e Educações Sustentáveis, aprovado em 2016.