Governo do Pará entrega títulos de terra para agricultores rurais de Abaetetuba
Por meio do Iterpa, mais de 1.500 famílias do município foram beneficiadas no último ano com a regularização fundiária
O Governo do Pará entregou, nesta quinta-feira, 15, no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins, 286 títulos individuais de terras às famílias de agricultores rurais. A ação faz parte do programa "Regulariza Pará" e beneficiou famílias das comunidades rurais de Colônia Nova, Mauba, Piroqueira, Anapu e Maringá.
A produtora rural Regina Monteiro foi uma das beneficiadas e comemorou a conquista. "Fiquei muito feliz com a notícia de que fui contemplada. Agradeço muito ao nosso governador por tudo o que ele está fazendo por nós", destacou.
A partir de agora, com os títulos de propriedade de terra em mãos, as famílias beneficiadas poderão usufruir da segurança jurídica que poderá potencializar o desenvolvimento sustentável de sua produção rural, como é o caso da dona Regina, que trabalha com a produção de macaxeira e derivados, a exemplo da farinha.
O senhor Josué Alves dos Santos, de 60 anos, também foi um dos contemplados com o título da sua terra e também ficou bastante feliz por poder passar o patrimônio para filhos e familiares sem entraves jurídicos. "Foi uma luta grande e agora, graças a Deus, conseguimos, algo que era muito difícil, que envolvia muitos gastos, mas o nosso governador nos ajudou e garantiu a nossa vitória. Que Deus abençoe muito o nosso governador", emocionou-se.
O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhado da vice-governadora, Hana Ghassan, frisou a importância da parceria com os municípios para a implementação de políticas como essa.
"Estamos avançando na regularização fundiária, garantindo, dessa forma, atenção àqueles que mais demandam e são os mais vulneráveis na nossa sociedade. Abaetetuba está entre as maiores cidades da Amazônia, do Estado do Pará, e a parceria com a Prefeitura local tem sido fundamental para que possamos garantir a maior política de regularização da nossa história, beneficiando também os que atuam na área rural", ressaltou.
Seu João Batista Santos também recebeu o título definitivo de terra e festejou a entrega. "Esse título é importante para que a gente possa obter vários benefícios que precisa, então é muito importante. Todo mundo que tem um pedaço de chão sonha com esse momento", relatou.
Apenas em Abaetetuba, em menos de um ano, o Iterpa já beneficiou mais de 1.500 famílias de produtores rurais, o que ajuda a combater a violência no campo, o desmatamento ilegal e a grilagem.