'Bloquinho Inclusivo da Reabilitação' encerra programação carnavalesca no CIIR
O eventocontou com desfile de fantasias carnavalescas ao som das famosas marchinhas de carnaval
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou nesta quinta-feira, 15, as festividades de carnaval promovidas por meio do "CarnaCIIR 2024". O evento contou com o "Arrastão do Bloquinho Inclusivo da Reabilitação" sendo conduzido, desta vez, por Pessoas com Deficiência (PcD) que realizam planos terapêuticos no Núcleo de Atendimentos ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). O evento iniciou na última sexta-feira (9) e foi organizado pelos alunos integrantes da Oficina de Teatro, do CIIR.
Organizado pelo setor de Arte e Cultura (A.C), em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o "Bloquinho" levou aos "corredores da avenida" de atendimento, o "Arrastão Cultural", que garantiu um momento lúdico e de inclusão aos presentes no espaço. O evento também contou com desfile de fantasias carnavalescas, tudo ao som das famosas marchinhas de carnaval.
Entre os foliões entusiasmados, esteve o pequeno Ryan Borges, de 5 anos, que com diagnóstico de paralisia cerebral, realiza reabilitação no CER IV. Acompanhado da mãe, Josiani Borges, 39 anos, pontua que achou ótimo o evento que envolveu toda a comunidade assistida.
"Um evento totalmente inclusivo. Ele adora este período de carnaval. Inclusive, esta semana viajamos para participarmos no interior. O CarnaCIIR foi uma alegria para todos os participantes. Adorei! Ainda, é um complemento durante os atendimentos porque eles não ficam tão entediados nas terapias, pois é uma diversão. O meu filho adorou, também. Ele faz questão de participar de todos os eventos que o CIIR promove quando está em atendimento", enfatiza a moradora de Castanhal, município distante cerca de 75 km de Belém.
Programação – Durante a semana, os usuários que não viajaram nesta época do ano, e apostaram em seguir com os acompanhamentos, tiveram o "Carnaterapia", que foram atividades realizadas dentro das salas de atendimento e envolveram a temática carnavalesca no Natea e no CER IV.
Para uma das organizadoras do evento, Denise Moraes, que é supervisora do Arte e Cultura, é importante proporcionar esse momento aos usuários e também colaboradores, "porque em certas ocasiões é difícil os pais levarem os filhos para o momento de folia nas ruas, como por exemplo, no caso de autistas, o barulho intenso os impede de estarem se divertindo em sociedade. Então, a instituição oportuniza atividades como esta para tornar o cotidiano do reabilitando mais inclusivo, para que eles tenham esse momento de descontração, com segurança também, respeitando as suas limitações".
Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.