Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Técnicas nutricionais ajudam no tratamento de renais crônicos no Regional do Tapajós

Hospital destaca que pacientes renais em tratamento de Hemodiálise devem evitar o consumo de alimentos ricos em sódio, bem como os industrializados

Por Ascom (Ascom)
15/02/2024 09h52

Dudimar Paxiúba é um paciente renal crônico  que frequenta o Hospital Regional do Tapajós - (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará. Submetendo-se a sessões de hemodiálise pelo menos três vezes por semana, ele compreende a importância de uma dieta cuidadosa para manter sua saúde em dia. Para ele, cada procedimento é acompanhado por uma gratificante experiência gastronômica.

"Estou realmente satisfeito com a comida do hospital e a variedade no cardápio é um bônus. Como eu poderia reclamar com um cuidado tão atencioso como esse?", brinca Dudimar Paxiúba. 

Sob a supervisão da nutricionista clínica Cristhianny Almeida, os pacientes que passam pelos quatro turnos de hemodiálise recebem um cuidado nutricional individualizado, visando melhorar sua qualidade de vida e garantir o sucesso do tratamento. 

A alimentação desempenha um papel crucial na reposição de nutrientes e eletrólitos durante o procedimento, que pode durar em média quatro horas. Para atender às necessidades específicas desses pacientes, a dieta é cuidadosamente elaborada, sendo hipercalórica e hiperproteica. 

Além disso, os pacientes e seus familiares são instruídos através de materiais informativos sobre a importância da dieta e suas particularidades, aumentando a conscientização e o apoio necessário para seguir as recomendações. 

A nutricionista enfatiza a importância de evitar o consumo de alimentos ricos em uréia, potássio, fósforo e sódio, bem como o uso moderado de alimentos industrializados. Ela destaca ainda a redução do consumo de alimentos com alto teor de água. 

"O ideal para esse tipo de paciente é o consumo de alimentos naturais", afirma a nutricionista, reforçando a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para o sucesso do tratamento e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. 

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós oferece 153 leitos de internação, distribuídos estrategicamente para atender às diversas necessidades, incluindo leitos clínicos cirúrgicos, médicos, de UTI adulto, pediátrica, neonatal, ginecológicos e obstétricos, além de leitos UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) Canguru. Essa infraestrutura robusta reforça o compromisso da instituição em proporcionar atendimento de excelência e cuidados abrangentes à comunidade local.