Blocos e escolas de samba de Mosqueiro contam com apoio reforçado da Segurança Pública durante o Carnaval
O Carnaval na ilha do Mosqueiro, distrito de Belém segue com tranquilidade, apesar da movimentação intensa de turistas nesse feriado prolongado de Carnaval. A programação dos desfiles na Vila ganha maior atenção das forças de segurança nessa terça-feira (13), em razão da passagem do grupo especial da escolas de samba da bucólica. As ações fazem parte da “Operação Carnaval 2024”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
O distrito é uma das 70 localidades que recebem o reforço dos órgãos de segurança, atuando de forma integrada nesse Carnaval.
Para garantir uma diversão tranquila aos foliões da Ilha, as equipes de segurança realizam um trabalho preventivo e de aproximação junto à população, a fim de orientar quanto aos excessos durante a passagem dos blocos, assim como uma atuação mais ostensiva, com foco no combate a criminalidade, com atividades contínuas, diuturnamente no distrito, como explica o coordenador operacional da Segup, coronel Celton Moraes.
“Nós estamos realizando um trabalho contínuo, por meio da operação “Tolerância Zero, durante a noite, nos bares, restaurantes e escadas de show. Pela tarde estamos fazendo o policiamento preventivo e de combate aos sons automotivo. Na Vila, durante a apresentação dos blocos e escolas de sambas, nossas equipes ficam ainda mais concentradas no local, para que possamos monitorar a movimentação e resguardar as pessoas, assim como os bens públicos, com intuito de garantir um Carnaval de paz e ordem social” pontuou o coronel Celton Moraes.
Ações – Para os moradores e visitantes aproveitarem um carnaval calmo no distrito, os órgãos da segurança estão realizando diversas ações, intensificadas durante esses dias de feriado prolongado de Carnaval.
Estão sendo realizadas também fiscalizações por meio da ação “Tolerância Zero”, atuando nos estabelecimentos comerciais e também em ações de fiscalização no trânsito. Todas as atividades estão concentradas a fim de evitar as ações criminosas e a perturbação do sossego alheio no combate à poluição sonora.
Todas as atividades estão sendo monitoras no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado na praia do Farol, de onde as equipes de segurança integradas, acompanham as câmeras de vídeo monitoramento do Distrito. No Centro as equipes realizam atendimento à população com orientações e encaminhamento de ocorrência para a Delegacia de Mosqueiro.
Mais de quarenta blocos fazem parte do carnaval de Mosqueiro. A programação terá continuidade nessa terça-feira, 13. Na quarta-feira, 14, o bloco Pirarucu nas Cinzas encerrará a programação com tradicional "arrastão" na área do Chapéu Virado.