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EXCELÊNCIA EM SAÚDE

Com mais de 33 mil atendimentos mensais, Hospital Geral de Tailândia avança com serviços ofertados à população

As especialidades como ortopedia, ginecologia e obstetrícia foram as mais procuradas ao longo de 2023

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
13/02/2024 14h03

Referência em saúde na região de Integração do Tocantins, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), continua avançando na sua missão de servir à comunidade paraense com excelência e humanização. O espaço realiza em média mais de 33 mil atendimentos por mês e desempenha um papel fundamental para milhares de pessoas que buscam assistência, disponibilizando diversas especialidades médicas e buscando constantemente aprimorar seus serviços e instalações para melhor atender as necessidades dos seus usuários.

O hospital atende especialidades como ortopedia, ginecologia e obstetrícia e foram as mais procuradas ao longo do ano passado. Ao todo, foram realizadas 2.884 consultas Ambulatoriais de ortopedia; 2.231 de ginecologia e obstetrícia; 1.907 com cirurgia geral; 1.619 com cardiologista; 1.013 com anestesiologista; entre outras ao longo de 2023. Além disso, foram realizadas 10.918 consultas Ambulatoriais.

A servidora pública Marta da Costa, 54 anos, é uma das atendidas no hospital. Ela se prepara para a realização de uma cirurgia e elogiou o atendimento que vem recebendo no local. "Fui muito bem atendida. Já estou com todos os encaminhamentos para a realização dos exames e me preparando para a cirurgia, que vai ser feita por aqui mesmo. Foi tudo muito tranquilo e achei muito bom", comentou a usuária.  

Assistência qualificada – Para garantir um melhor atendimento aos usuários, a unidade hospitalar, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), promoveu e vem executando importantes alterações em seus ambientes internos, como a Recepção e unidades de internação.   



Entre as melhorias em 2023, está a instalação do "Totem Digital", um sistema gerenciador de senhas para atendimentos na unidade hospitalar. O equipamento permite que o paciente, com o auxílio de um colaborador, faça a retirada de uma senha para a realização de diversos atendimentos no HGT. Por meio da nova ferramenta, é possível que o usuário acompanhe o tempo de espera do seu atendimento, além de possibilitar mais comodidade para quem precisa dos serviços oferecidos na unidade hospitalar. 

Os ambulatórios onde os pacientes são atendidos também ganharam atenção especial em relação à limpeza e a identificação dos médicos que estão em atendimento no local. Antes, as salas eram identificadas apenas por números. Agora, para auxiliar o paciente em relação ao ambulatório onde será atendido, foi colocada uma placa fixa na frente de cada um, que recebe o nome do médico que está atendendo no momento. 

Agilidade aprovada - Atendida com a nova estratégia, Tainara Peniche, 22 anos, destacou a importância da novidade nos serviços prestados no HGT. Para ela, a principal melhoria, além do tempo de atendimento, é a correta orientação e a humanização no trato com o paciente. "Fui muito bem atendida e orientada durante meu atendimento. Com certeza, essa nova ferramenta oferece uma experiencia melhor para quem vem no HGT", comentou a usuária.

Maternidade de Referência – Com uma média mensal de 120 partos, a unidade hospitalar se destaca como referência na região na área de obstetrícia. Em 2023, o HGT realizou 1.439 partos ao longo do ano. No mesmo ano, o HGT iniciou a realização do teste do coraçãozinho, além da doação de batas personalizadas às futuras mães atendidas, sendo parte integrante da assistência oferecida pelo Hospital, contribuindo assim, para uma abordagem mais abrangente e preventiva no cuidado neonatal e gestacional. 

Nos casos de cirurgias no HGT, os pacientes são encaminhados por meio da Central de Regulação do município, onde são avaliados por um especialista durante a consulta ambulatorial e encaminhados para os procedimentos necessários. No ano passado, foram realizados 910 procedimentos a mais que em 2022, perfazendo um total de 3.592 cirurgias.

Na assistência, o hospital implantou o Time Resposta Rápida (TRR) adulto e pediátrico para maior agilidade no atendimento dos casos de emergências. O serviço oferece mais segurança aos usuários, e torna mais objetiva a sistematização da assistência em emergências ou urgências por meio de rádios; a iniciativa diminui a mortalidade intra-hospitalar; preveni e reduz o número de Paradas Cardiorrespiratórias (PCR).

"Nossa prioridade no HGT é proporcionar, sempre, um atendimento de excelência e humanizado à comunidade que servimos. Estamos comprometidos em oferecer serviços de alta qualidade e em constante aprimoramento, para garantir que nossos pacientes recebam a melhor assistência possível. Nosso foco é sempre a satisfação e o bem-estar de quem busca cuidados em nossa instituição", ressaltou o diretor executivo do HGT, Cristian Tassi.

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.