EETEPA de Vigia promove carnaval voltado para a conscientização ambiental
O evento reuniu personalidades locais e especialistas para uma imersão nas tradições carnavalescas da região nordeste do estado
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), por meio da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Vigia de Nazaré, promoveu o projeto “Os carnavais de outrora: Memórias coloridas e ritmos contagiantes”. O evento reuniu personalidades locais e especialistas para uma imersão nas tradições carnavalescas da região nordeste do estado.
Dentre os convidados estavam o renomado escritor José Ildone, membro da Academia Paraense de Letras (APL), o poeta vigiense, Raul Lobo, e representantes dos clubes esportivos Uruitá e Luzeiro. Juntos, compartilharam suas recordações dos antigos carnavais de Vigia, destacando os vibrantes bailes e desfiles dos blocos tradicionais.
O evento contou ainda com a participação de figuras influentes da comunidade acadêmica e cultural, como o mestre Paulo Cordeiro, autor de uma extensa coleção sobre a cidade, além dos professores João Paulo Santos e Walber Lopes, que abordaram, respectivamente, as transformações socioespaciais e os impactos ambientais do Carnaval. Do mesmo modo, o convidado especial, Anilson Ferreira, trouxe reflexões e conscientização quanto à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante a festividade.
Além das palestras e diálogos, os alunos participaram da dinâmica para a criação de fantasias sustentáveis, utilizando materiais recicláveis. A criatividade dos estudantes resultou em peças únicas, como roupas feitas de jornal, papelão e tecido de guarda-chuva descartado. A aluna Rita, do curso de Alimentação Escolar, foi premiada pela sua contribuição.
Para a diretora da EETEPA, Lidiane Nascimento, a unidade de ensino entende o papel fundamental que exerce na vida do aluno
“A EETEPA Vigia entende o seu papel fundamental na formação do cidadão e, por isso, não deixou de fora a abordagem ambiental do evento, afinal, reciclar é um ato de amor conosco e com o meio ambiente, pois estamos cuidando da vida. Dessa forma, foi proposto um desafio aos alunos: produzir uma fantasia utilizando materiais recicláveis.” ressaltou a diretora.
Os alunos puderam pesquisar e debater sobre diversos temas, como exposições em cartazes e apresentações sobre as escolas de samba da cidade, os blocos de carnaval, os antigos bailes do Luzeiro/Uruitá, o efeito do álcool do corpo humano, serviços formais e informais no carnaval, impactos ambientais do carnaval, impactos do carnaval na economia e turismo local, monitoramento e prevenção de doenças alimentares, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e ergonomia nas atividades relacionadas ao carnaval.
Para encerrar com chave de ouro, o evento recebeu a participação do Boi Touro Bandido, de São Caetano de Odivelas, acompanhado por tradicionais grupos de foliões. A banda de carnaval ‘Maestro Vale’ animou o público com suas músicas típicas, proporcionando um final memorável para essa celebração carnavalesca com consciência ambiental.
Texto: Carla Couto / ASCOM SECTET