Codec e Sedeme firmam protocolo de intenção com mineradora para Barcarena
Empreendimento tem interesse em se tornar uma das empresas-âncora do novo processo da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pará
Em reunião com membros da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), o presidente da Codec, Lutfala Bitar, assinou um protocolo de intenção que viabiliza o andamento do projeto da Bravo Mineração, em Barcarena.
O documento também foi assinado pelo diretor executivo da mineradora, Luis Azevedo, e pelo secretário adjunto, Carlos Ledo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme), na quarta-feira (7).
Na prática, a assinatura do protocolo de intenção é mais um avanço no processo de implantação do empreendimento siderúrgico idealizado pela Bravo Mining, que quer atuar como empresa-âncora na futura Zona de Processamento Econômica (ZPE) de Barcarena.
Para o presidente da Codec, Lutfalla Bittar, "a vinda da Bravo Mineração para o Estado é positiva pelas seguintes razões: a primeira colabora para a verticalização mineral, com a siderurgia de minerais estratégicos e da transição energética como níquel, cobre e platina".
Bittar acrescentou: "a segunda razão tem a ver com os resíduos, a escória siderúrgica e o ácido sulfúrico se integram com as cadeias locais do cimento, construção civil e as indústrias de adubos e fertilizantes que atualmente estão crescendo no Pará e para nós, enquanto Companhia, é de extrema importância trazer empresas com essa visão de verticalização da nossa matéria-prima”.
Diretor executivo da mineradora, Luis Azevedo destacou a importância da parceria com a Codec. "É do nosso interesse verticalizar ao máximo essa produção de minérios aqui no Pará. Nós sabemos que o governo do Estado também tem essa missão e nós estamos muito orgulhosos de junto com eles participar desse processo. Nosso interesse é que junto conosco venham outras empresas para fazer parte desse projeto e nós temos a satisfação de ver que aqui na Codec as coisas ocorreram na maior celeridade. O apoio da Sedeme também foi fundamental e agora é trabalhar e licenciar nosso projeto lá em Curionópolis e trazer parceiros para esse empreendimento”.
Além do secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, também participaram do encontro, os diretores da mineradora e o corpo técnico da Codec.
O projeto
A Bravo Mineração quer extrair em Curionópolis (sudeste estadual) metais nobres como o paládio, a platina, o ródio e ainda o níquel. O Protocolo de intenções assinado com o Estado, por meio da Codec e da Sedeme, objetiva apoiar a instalação de uma unidade industrial em Barcarena, para o processo siderúrgico.