Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIÁLOGO INTERNACIONAL

Governo apresenta política ambiental do Pará à embaixadora da Irlanda

Em reunião na Semas, a embaixadora conheceu o Plano de Bioeconomia, o Plano de Recuperação da Vegetação Nativa e os preparativos para a COP 30

Por Igor Nascimento (SEMAS)
07/02/2024 18h08

A embaixadora da Irlanda no Brasil, Fiona Flood, conheceu projetos e iniciativas do Governo do Pará na área ambiental nesta quarta-feira (7), quado esteve na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em Belém, cidade que sediará a COP 30 (conferência mundial do clima), em 2025. Ela foi recebida pelo secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Raul Protázio Romão, que representou o secretário Mauro O’ de Almeida.Embaixadora Fiona Flood, o secretário adjunto Raul Protázio, as diretoras Renata Nobre e Brenda Hachem, e uma integrante da equipe da Embaixada


No encontro, a embaixadora adiantou que o ministro Irlandês do Clima, Meio Ambiente, Comunicações e Transportes, Eamon Ryan, estará no Brasil em março, quando deverá se reunir com o governador Helder Barbalho. 

“Abordamos as principais políticas ambientais e de clima do Estado, assim como os preparativos para a COP 30, e falamos sobre as sinergias das nossas iniciativas para a preservação ambiental com as estratégias irlandesas. A embaixadora destacou que boas práticas de uso do solo e estratégias de agricultura sustentável também estão no foco da Irlanda. Portanto, temos muito o que discutir”, disse Raul Protázio Romão. 

Também participaram da reunião com a embaixadora a diretora de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais da Semas, Renata Nobre, e a diretora de Projetos Corporativos, Brenda Hachem.

Embaixadora Fiona Flood vê desafios comuns ambientais para Irlanda e Pará“É fascinante que aqui se tenha essa preocupação com a questão das emissões a partir do uso do solo. Na Irlanda, nós temos emissões vindas do transporte, energia e também da agricultura, e isso para nós é bastante desafiador. Aqui percebemos que, para o Estado do Pará, também é. Notamos que essa é uma oportunidade de troca de desafios muito importante”, disse Fiona Flood. 

Estratégias - O Plano de Bioeconomia (PlanBio), uma das principais estratégias do governo do Estado na transição para uma economia baseada em baixas emissões de carbono, foi um dos destaques do encontro, quando também foi destacado pela Semas o Plano de Recuperação da Vegetação Nativa (PRVN), lançado pelo Executivo na COP 28, em Dubai, no ano passado, com a meta de restaurar 5,65 milhões de hectares até 2030.

Foram abordados ainda o Fundo Amazônia Oriental (FAO), criado pelo Governo do Pará como alternativa para captação de recursos destinados à aplicação em políticas ambientais, e as iniciativas viabilizadas com esses recursos, como o Módulo de Inteligência Territorial (MIT) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) 2.0.