Estudantes de Medicina são integrados ao Programa de Ensino do Hospital Abelardo Santos
São 106 alunos, distribuídos pelas unidades de internação, Unidade de Terapia Intensiva, complexo cirúrgico, complexo obstétrico e pronto atendimento
Cheia de expectativas. Assim a estudante do décimo semestre de Medicina Amanda Silva, 23 anos, chegou para a ambientação do Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. “Quero ter novas experiências e adquirir mais conhecimento. Meu estágio será na área da Saúde da Mulher, e acredito que vamos conhecer sobre cirurgias, partos e atendimento ambulatorial. Será um período de muita aprendizagem”, disse a estudante.
Luan Monte Pereira, 22 anos, que está no 11º semestre, também ingressa na instituição com o mesmo sentimento. “Estou com muitas expectativas para ver novas coisas. Estarei na área de Cirurgia, e pretendo solidificar ainda mais conhecimento aqui”, informou.
Programa - A enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS, Brenda Tanielle, ressaltou que o Programa tem como objetivo a interação do ensino e serviço no estágio oferecido pela unidade. A carga horária e as especialidades são feitas pelas instituições de ensino. Em 2023, o Hospital recebeu um total de 2.129 alunos de graduação, residentes e aperfeiçoamento profissional.
“Hoje, os internos de Medicina de instituições parceiras públicas e privadas iniciam. São 106 alunos distribuídos nas unidades de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), complexo cirúrgico, complexo obstétrico e pronto atendimento. E a ambientação será fundamental para eles conhecerem as pessoas-chaves da instituição e esclarecem as dúvidas”, explicou.
Avanços - O DEP foi criado para incentivar e apoiar pesquisas e pesquisadores do Hospital Regional no desenvolvimento científico e tecnológico, em atividades de pesquisa em saúde no Pará, e fortalecer a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), priorizando a produção científica.
No ano passado, o Departamento teve avanços significativos, como oito estudos científicos mostrados em congressos, sendo um premiado como melhor estudo apresentado; exposição de dois estudos em um congresso internacional no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo (SP); início da primeira Liga Acadêmica de Nefrologia do HRAS e 12 pesquisas científicas como campo de coleta de dados.
“Em 2024 temos objetivo de nos tornar Hospital Ensino, e para isso já estamos desenvolvendo mais estudos científicos, uma programação de workshop, simpósio, fórum e treinamentos sobre as ferramentas para desenvolvimento de pesquisa científica”, adiantou Brenda Tanielle.
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos conta com três salas de aula, um espaço de estar para os estudantes e mais salas de aula. A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, reforçou que a unidade mantém uma infraestrutura diferenciada para acolher esses estudantes. “Nossa unidade possui equipamentos modernos, e ainda contamos com profissionais extremamente qualificados. Essa infraestrutura diferenciada e a atenção da nossa equipe contribui com a formação dos estudantes que circulam no HRAS”, disse a gestora.
Serviço: As instituições com interesse em participar do Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, podem entrar em contato com o Departamento de Ensino e Pesquisa no segundo bloco, anexo ao Hospital.
Texto: Ascom/HRAS