Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO BÁSICA

Seduc orienta emissão de certificados de aprovados no Encceja

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/02/2018 00h00

Para solicitar a certificação de conclusão do ensino médio, estudantes paraenses que obtiveram a nota mínima - 100 pontos - exigida em todas as quatro áreas de conhecimento, e 50 pontos na redação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) devem se dirigir à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ou aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, caso tenham optado por essa instituição no momento da inscrição.

O  Encceja é destinado a certificar o ensino para pessoas que não concluíram a educação básica na idade certa. No Pará, a expedição da Certificação e Proficiência das áreas de conhecimentos será realizada pela Seduc, por meio dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas), referências para a expedição desses documentos nos municípios onde o participante realizou o exame.

Estudantes que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar os órgãos competentes, selecionados na inscrição, e solicitar a declaração parcial de proficiência.

Ensino médio - Segundo Núlcia Azevedo, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da Seduc, no Pará, além da certificação nacional, os estudantes podem utilizar a nota do Exame Estadual Permanente para garantir a certificação do ensino médio. A avaliação pode ser marcada em um dos centros estaduais durante o ano.

“O exame é uma avaliação das competências, saberes e habilidades adquiridos nos ambientes escolares ou em processos formativos — como no ambiente familiar, no trabalho, nas organizações da sociedade civil, na convivência humana, nas manifestações culturais, nos movimentos sociais, entre outros”, destacou Núlcia Azevedo.

Patrick Alcântara, que errou no momento de fazer a inscrição para o Enceeja, só pode fazer a avaliação para duas áreas de conhecimento, nas quais conseguiu aprovação. Agora, precisa da certificação para apresentar em um concurso público. “Vou ter de agendar a avaliação local o mais breve possível, pois tenho pressa, uma vez que aguardo ser chamado em um concurso público e preciso comprovar minha escolaridade”, disse ele.

Para obter a certificação de ensino fundamental por meio do Encceja e do Exame Estadual Permanente é exigido ao candidato ter completado 15 anos de idade até o dia da realização do exame. Quem busca o diploma de certificação do ensino médio precisa ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova.

Conhecimento - As duas avaliações se baseiam  nas habilidades e competências relativas às diferentes áreas do conhecimento adquirido na vivência. Essa matriz expressa possibilidades cognitivas de adultos e jovens na realização, compreensão e análise de tarefas e atividades relacionadas com cada área do conhecimento.

Os demais resultados do Encceja, referentes à certificação do ensino fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e aquelas realizadas no exterior, permanecem com a divulgação prevista para 30 de março deste ano.

Serviço: Os estudantes podem consultar os resultados individuais na página do participante, pelo link  enccejanacional.inep.gov.br

Centros de Educação de Jovens e Adultos – Ceejas/Seduc

ABAETETUBA: Centro de Educação de Jovens e Adultos "Profª Maria Oscarina Silva Pereira" - Ceeja, localizado na  Rua Jairlândia, 754 - Bairro Algodoal - CEP: 68440-000 Abaetetuba/PA, como Unidade Certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja, dos municípios de Abaetetuba e Cametá.

BELÉM: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Luiz Octávio Pereira” – Ceeja, localizado na Avenida Gentil Bittencourt, s/n, atrás do Colégio Augusto Meira, Bairro São Brás - CEP: 66.090 -150, Belém-PA, como Unidade Certificadora do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja, dos municípios de Ananindeua, Belém, Breves,  Bragança, Capanema, Castanhal, Igarapé-Açu, Marituba, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, São Miguel do Guamá e Tomé-Açu.

MARABÁ: Centro de Educação de Jovens e Adultos “Profª. Tereza Donato de Araújo" - Ceeja, localizado na Rodovia Transamazônica (Agrópolis do Incra - Amapá) - CEP: 68508-330 - Marabá/PA, como unidade certificadora do  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, dos municípios de Abel Figueiredo, Goianésia do Pará, Marabá, Novo Repartimento, Parauapebas, Piçarra e Tucuruí.

SANTARÉM: Centro de Educação de Jovens e Adultos  – Ceeja, localizado na  Avenida Brasília, s/n, Bairro do Santíssimo - CEP: 68010-630, Santarém/PA, como unidade certificadora do Exame Nacional  para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja, dos municípios de Altamira, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Santarém.

XINGUARA: Centro de Educação de Jovens e Adultos "Profª  Violeta Refkalefsky Loureiro" – Ceeja, localizado na Rua Brasil, 885 - Bairro Centro - CEP: 68555-000, Xinguara/PA, como unidade certificadora do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem dos municípios de Conceição do Araguaia, Redenção e Xinguara.