Iesp forma a terceira turma de Especialização em Docência do Ensino de Segurança Pública
Oa concluintes assistiram a 420 horas/aulas presenciais, ministradas no Iesp, incluuindo a orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Solenidade de formatura, realizada na sede do Instituto de Ensino de Segurança do ParáGarantir a formação, o aperfeiçoamento e a qualificação dos agentes de segurança pública do Estado estão entre as principais atribuições do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Avançando nas qualificações, na manhã desta quarta-feira (31) o Instituto realizou a solenidade de conclusão da terceira turma de formação do Curso de Especialização em Docência do Ensino em Segurança Pública, com 31 concluintes das forças de segurança estadual e municipal, além de órgãos parceiros. A cerimônia ocorreu no auditório do Iesp, em Marituba (Região Metropolitana de Belém).
Secretário Ualame Machado: destaque paa a educaçãoO secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, abriu a solenidade reiterando a gratidão pela educação e a importância dos investimentos para que todos tenham acesso contínuo à capacitação.
“Eu não tinha outro caminho que não fosse a educação, e sigo até hoje me aprimorando através dela para atuar onde estou. Sempre afirmo que conheço gente que se arrependeu de não ter estudado; mas você não deve conhecer ninguém que se arrependeu de ter estudado. E todos vocês deram uma demonstração de que, mesmo com os afazeres diários da segurança pública, que não são fáceis, iniciaram a formação e chegaram até o final, tendo muito o que celebrar hoje, sabendo o quanto ter disciplina pra chegar até aqui foi importante. Ficam aqui os nossos parabéns e agradecimento por isso, porque a gente sabe que não é fácil. Essa é a terceira turma de formação do Curso em Docência do Ensino Superior de Segurança Pública, todas feitas na nossa gestão, dentre outras formações. Nós temos o prazer de dizer que o Iesp não faz apenas formação, mas capacita o aperfeiçoamento em nível de pós-graduação; não somente em especialização, mas também em mestrado. E hoje parabenizo os concluintes, o diretor Walder (Braga) e toda a sua equipe, e reafirmo que continuaremos investindo na qualificação das pessoas, que são o maior bem da segurança”, afirmou o titular da Segup.
Conteúdo - A turma iniciou as atividades em 06 de abril de 2023 e finalizou em 19 de janeiro de 2024. O curso teve 15 disciplinas na grade curricular, incluindo legislação, planejamento educacional, estatística aplicada, didática e políticas públicas educacionais. Foram 420 horas/aulas presenciais ministradas no Iesp, incluída orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Coronel PM Walter Braga, diretor do Iesp “Nós concluímos hoje mais uma formação no Iesp. Desta vez a formatura de 31 novos especialistas. Aqui temos representantes do Sistema de Segurança Pública, além de outras instituições de fora do Sistema, tanto estaduais quanto municipais. A formação se destina a capacitar aquele pessoal que já atuava no segmento da educação nas suas corporações. Com essa especialização, a gente pode aprimorar essas capacidades, aprofundar mais os conhecimentos, para que essas pessoas possam dar continuidade à constante capacitação pela qual precisam passar todos os agentes da segurança. Para nós, é mais um avanço para a educação na área de Segurança Pública”, ressaltou o diretor do Iesp, coronel PM Walder Braga.
Entre os 31 concluintes estão servidores da Polícia Militar do Pará (PMPA); Polícia Civil do Pará (PCPA); Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA); Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap); Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marabá; Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), esta vinculada à Prefeitura de Belém.
Denisson Coelho, guarda municipal em Ananindeua, conquistou o 1º lugar no cursoDestaques - Aós alcançar o primeiro lugar na turma, o guarda civil municipal de Ananindeua, Denisson Coelho, disse que a “formação em Docência do Ensino Superior é um excelente curso, onde prepara os agentes de segurança pública para atuar de uma forma mais eficiente e eficaz no ambiente do ensino e aprendizado. Essa qualificação representa um importante passo para a minha formação acadêmica e contribui muito para o aperfeiçoamento e a qualificação dos servidores na minha instituição, que agora poderão receber também aquilo que aprendi aqui”.
Para o segundo lugar geral na qualificação, o servidor da Uepa Manoel Moraes, o sentimento é de “gratidão, porque a gente sabe que é uma oportunidade única, e não é todo mundo que inicia e termina um curso. Hoje, estou grato e realizando um sonho, que é aprender nessa área da segurança pública. Afinal, como civil, não imaginava o quanto essa área é extensa e tem um grande conteúdo pra estudar. Todo o aprendizado você leva para a vida. E ainda, futuramente, quero entrar na segurança pública para somar nas ações das forças no Estado”.
Os concluintes estão aptos a auxiliar na formação dos novos agentes de segurança pública que ingressarem pelos concursos em andamento das polícias Civil e Militar, e ainda em outras turmas de qualificação.