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CPH anuncia início da obra do terminal hidroviário de Santana do Tapará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/02/2018 00h00

Nesta quinta feira (08), o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará, Alexandre Von, esteve no distrito portuário de Santana do Tapará, em Santarém, situado na margem esquerda do rio Amazonas, para comunicar às lideranças, trabalhadores e operadores o inícío efetivo das obras do terminal de passageiros que será instalado na localidade, cuja Ordem de Serviço foi entregue pelo governador Simão Jatene em 25 de janeiro deste ano.

Orçado em R$ 3.783.064,35, o terminal vai melhorar a infraestrutura portuária daquela área, que é cortada pela PA-255. O prazo para a execução da obra é de doze meses e a construção de responsabilidade da empresa Paulo Brígido Engenharia Ltda, vencedora da licitação. "Vale lembrar que o projeto contempla, além do terminal hidroviário de passageiros, uma rampa em concreto para operação de ferry boats, conectada à rodovia PA-255 que interliga Santana do Tapará ao município de Monte Alegre", explicou o presidente da CPH.

Para a comunidade local, a estrutura portuária representará, também, nova possibilidade de desenvolvimento e dinamização da economia. "Esse porto vai garantir uma melhor estrutura portuária e de transporte para os moradores da região de Santana e áreas vizinhas que terão mais segurança nas operações de embarque e desembarque", observou Wilson Soares, 54 anos.

Curuá - Em Curuá, também na região oeste, a obra para a construção do terminal de cargas e passageiros do município, iniciada em dezembro do ano passado, segue em ritmo acelerado. Orçado em R$ 3.205.923,46, o novo terminal vai atender a demanda do município, de 13.562 habitantes, e que tem no tranporte fluvial o principal meio para escoar a produção e também para o deslocamento da população.. 

O terminal contará com área de embarque e desembarque de cargas e passageiros, guichês para venda de passagens, guarda-volume; lanchonete, banheiros adaptados e espaços disponíveis para instalação de órgãos intervenientes. A parte naval será composta por duas rampas metálicas articuladas medindo 25m x 3m, um berço metálico de sustentação, um flutuante intermediário de 6m x 5m x 1,2m e um flutuante principal de 15m x 5,0m x 1,5m.

Hoje, apenas uma balsa improvisada é responsável pela movimentação diária do porto. Para trabalhadores, a estrutura vai facilitar e organizar as operações de embarque e desembarque de passageiros e de cargas. "É muito difícil trabalhar apenas com uma balsa. Durante o verão ela se movimenta e fica perigoso andar sobre ela", relata Sandro Dantas, 21 anos, que trabalha há 12 anos em embarcações no município de Curuá.

Aveiro - Em Aveiro, na última terça feira (06), o presidente da CPH apresentou ao prefeito Vilson Gonçalves, à vice-prefeita Conci Santiago e à Câmara de Vereadores, o projeto básico para a construção do terminal hidroviário de cargas e passageiros do município. Segundo Von, este terminal não faz parte do pacote que inclui sete novos portos na região oeste, que soma um investimento total de mais de R$ 80 milhões, fruto de convênio entre o governo do Estado e a Caixa Econômica Federal. 

"O município de Aveiro também vai ser contemplado com a construção de um novo terminal hidroviário de passageiros e cargas, cujo projeto está avaliado em R$ 3,5 milhões e programado para entrar no próximo contrato de financiamento do Estado com o Banco do Brasil. "Apresentamos o projeto básico, agora precisamos cumprir a segunda etapa, que é a elaboração do projeto executivo da obra, para que possamos abrir licitação e iniciar a obra assim que o Estado contratar a operação de crédito", esclareceu Von.