Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

HMUE destaca a importância do suporte psicológico aos usuários e extensivo aos acompanhantes

Por Ascom (Ascom)
29/01/2024 11h51

A Psicologia Hospitalar, associada à equipe multiprofissional, desempenha um papel crucial no contexto da saúde, contribuindo para o bem-estar psicológico e emocional tanto dos usuários, quanto de suas famílias. No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, os profissionais da psicologia atuam assegurando essa assistência aos usuários, extensivo aos acompanhantes, proporcionando suporte às angústias que o processo de hospitalização pode acarretar.

Ana Marta Salles, psicóloga clínica, explica que esse profissional em âmbito hospitalar,Psicologa, Ana Marta desempenha um papel muito importante, principalmente no HMUE, ao dar suporte emocional tanto ao paciente, quanto aos familiares, que muitas vezes chegam no hospital desestabilizados. “Através do nosso trabalho, conseguimos estabilizar essa família que está desajustada emocionalmente. O próprio paciente, se consciente, chega com medo e inseguranças e os profissionais da psicologia trabalham em conjunto à equipe multiprofissional para contribuir positivamente na recuperação, tranquilizando o usuário sobre a sua condição. “Acompanhamos durante todo o processo, desde sua entrada na unidade. A partir dos primeiros exames, os médicos atendem e alinham dão o posicionamento para manutenção do autocontrole”, explicou a profissional.

Psicologa, Emily AntunesAlém disso, a psicóloga clínica Emilly Antunes, complementa e  cita os serviços que são desempenhados pela equipe de Psicologia. “É realizada a assistência direta e contínua aos pacientes e familiares nas UTIs, Pronto Atendimento e Centro de Tratamento de Queimados, por meio da psicoterapia breve e de apoio, escuta terapêutica, orientações psicoeducacionais e técnicas de intervenção (podendo ser de relaxamento, cognitivas, habilidades sociais, entre outras)”, observou.

A profissional acrescenta que esse serviço no HMUE é realizado por meio de interconsultas, mediante acionamento da equipe multiprofissional e de solicitações de parecer. “Nosso perfil de atendimento é de usuários vítimas de violência, acidentes e/ou tentativas de suicídio, adoecimento psiquiátrico prévio. Além desses, pacientes de queimaduras e/ou tiveram grave trauma neurológico, dependentes de cuidados de maneira integral de sua família demonstram importantes fragilidades psíquicas diante da perda do papel desempenhado anteriormente, como provedor financeiro da casa, devendo a família se reorganizar em pouco espaço de tempo para receber no ambiente domiciliar e aprender a cuidar de alguém com pouco autonomia no seu dia a dia”, observou ao destacar que os pacientes queimados em sua maioria apresentam angústias relacionadas a alteração da imagem corporal diante das cicatrizes e amputações decorrentes do trauma.

Aprovação – Waldemberg Oliveira, 51 anos, é pai do adolescente Luan, 15, admitido noWandenberg, pai e acompanhante do filho HMUE, dia 15 deste mês, após um acidente de trânsito. Ele relata estar satisfeito com a assistência prestada no HMUE, pelos profissionais da unidade, que os tratam muito bem, em especial, as psicólogas, que abordaram ele e sua esposa e vêm acompanhando com muito profissionalismo e carinho o seu filho. “Elas atendem com muita atenção. Só tenho de falar muito bem dessas pessoas que trabalham aqui. Esse suporte nos ajudou muito, eu me surpreendi com o atendimento oferecido aqui”, finalizou o autônomo.

Dados - Em 2023, a equipe de psicólogas do HMUE garantiu 21.879 atendimentos junto aos usuários assistidos pela unidade hospitalar. A equipe do Psicossocial tem como supervisora, Natália Natalia Failache, cuja equipe de psicologia é composta ainda pelas seguintes profissionais: Jéssica Leonardo, Elzelis Santiago, Emilly Antunes, Ana Marta Boassaly; além dos residentes Igor Azevedo e Rafaela Lameira.

Estrutura – O HMUE pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará e é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.

A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica - exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).

Texto: Ascom/HMUE