Jornada Pedagógica mostra o uso da brincadeira no aprendizado
Professores da Escola Estadual General Gurjão, no Bairro da Cidade Velha, em Belém, participaram de uma jornada pedagógica que abordou, entre outros temas, a relação entre brincar e aprender na escola. As atividades começaram na terça-feira (06) e foram encerradas nesta sexta (09).
Na oficina “A Importância do Brincar”, ministrada por técnicos do Serviço Social do Comércio (Sesc Doca), em sintonia com coordenadores da escola, foram trabalhados com os educadores tópicos do ato de brincar na formação e no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A coordenadora pedagógica da Escola General Gurjão, Concita Bezerra, disse que “na oficina os professores receberam orientações sobre como o ato de brincar pode contribuir com a aprendizagem”.
Disposição para brincar - “A criança chega à escola ávida para brincar por vários motivos. Um deles é a necessidade de espaços para brincar. Então, os professores podem aproveitar essa disposição para trabalhar conteúdos de forma prazerosa com os alunos. Por exemplo, as figuras geométricas em uma quadra de futebol”, reiterou Concita Bezerra. A diretora da escola, Jorgina Barros, também participou da jornada pedagógica.
Instrutora da oficina sobre brincar, a professora de Educação Física Maria Veiga, do Sesc Doca, frisou que “na escola, os alunos podem aprender brincando, trabalhar a cooperação, regras, respeito pelo outro e obter o desenvolvimento cognitivo”. Ela ressaltou que crianças e adultos podem, conjuntamente, valorizar o momento da brincadeira como ferramenta de aprendizagem.
Os professores também assistiram a uma apresentação teatral sobre brincadeiras tradicionais. O encerramento da jornada pedagógica foi marcado pela confraternização dos participantes com fantasias de carnaval.